Use o storytelling e fidelize clientes
Toda a comida conta uma história, mas como passar isso da melhor forma para que o cliente volte mais vezes ao seu restaurante? Saiba a resposta neste artigo!
01 · 05 · 2019
Criar incentivos, melhorar o serviço, prestar um atendimento mais personalizado, conhecer os gostos dos clientes, compreender as suas necessidades e satisfazê-las, continuam a ser as ações mais utilizadas para conseguir atingir uma das principais metas da maioria dos restaurantes, fidelizar clientes. Atualmente estas estratégias não bastam para que um estabelecimento tenha sucesso e é necessário ir mais longe. Como? Com a criação do storytelling.
O storytelling é uma estratégia de marketing poderosa que consiste na prática de narrar uma história sobre o seu negócio, com o objetivo de cativar o cliente e levá-lo a valorizar mais a compra ou o consumo de um serviço na sua marca.
Normalmente, a narrativa conta sobre os primórdios da fundação da empresa, os seus valores ou descreve a experiência de um consumidor no estabelecimento. No caso dos restaurantes, essa técnica é muito eficiente para atrair novos clientes. Depois disso, a comida e o atendimento de qualidade serão os próximos ingredientes para garantir a fidelização.
O que é storytelling?
É a técnica empregue de forma estratégica para criar um impacto de forma profunda e emocional nos clientes. Através do storytelling podemos despertar sensações e prolongar a lembrança do restaurante na mente do consumidor.
A ideia é captar a sua atenção, provocar sensações fortes, como alegria, prazer, surpresa, e por fim, estabelecer ligações mais próximas para conseguir a fidelização. Dito de uma forma mais simples, consiste em conquistar os seus clientes através das histórias que conta acerca do seu negócio. No marketing, o conceito é utilizado para definir ações estratégicas que transmitem uma mensagem e criam uma relação entre sua marca e o consumidor final.
Como usar esta estratégia?
Para ser bem sucedido na aplicação do storytelling, é indispensável que consiga traduzir a experiência do cliente em palavras, figuras e outros elementos, que terão como objetivo a criação de um imaginário sobre como será a experiência no seu estabelecimento.
O que o cliente vai encontrar no seu restaurante? O que acontece na reserva, nos pedidos e na saída? O que diferencia o seu restaurante dos outros? Responder a estas questões vai fazer com que identifique os elementos ideais para usar no storytelling.
1- Conduza o cliente para a experiência
Para o storytelling não basta dizer ao cliente que o seu restaurante é incrível e o melhor da cidade, é preciso fazê-lo sentir isso através da sua narrativa. Guie-o por toda a experiência, conte uma história familiar sobre o aparecimento do restaurante, mostre como a comida vem dos seus fornecedores orgânicos e chega à mesa, ou apresente todos os aspetos maravilhosos de entrar no seu estabelecimento e ter um jantar a dois.
Dizer que a “comida é boa por um preço justo” é menos atraente do que falar sobre uma “comida deliciosa, preparada com todo o carinho que apenas encontra numa refeição caseira e a um preço que cabe no bolso”. Tenha isso em mente na hora de aplicar essa técnica.
2- Não se limite apenas ao texto
Contar histórias e conduzir o seu cliente não exige apenas palavras. Quando se trata de storytelling, pode e deve seguir o exemplo do ditado “uma imagem vale mais do que mil palavras”. É o caso, por exemplo, de criar um vídeo com um roteiro bem planeado, que apresente a experiência do cliente no seu restaurante. Uma opção pode ser filmar do ponto de vista do cliente, de modo a que ele se sinta ainda mais imerso na experiência.
3- Humanize a comunicação
Atrair mais clientes e aumentar a exposição da marca é um dos principais objetivos do storytelling, porém, não pode ser sinónimo de uma comunicação impessoal ou uma abordagem agressiva.
A melhor estratégia é humanizar e personalizar ao máximo a narrativa e evitar uma perspetiva empresarial sobre o restaurante. As pessoas estão à procura de boas experiências e de produtos que carreguem histórias. É preciso conhecer as necessidades específicas e subjetivas dos seus clientes para inserir a história do restaurante no seu dia a dia.
O storytelling é uma boa ferramenta para vender mais. Mas para isso, o mais importante é conhecer e representar a jornada de compra do cliente e conduzi-lo através dessa jornada. Não se apoiar somente nas palavras e humanizar a comunicação também são formas de atrair e manter o interesse dos clientes.
Nando’s é um exemplo!
A cadeia internacional do restaurante Nando’s é originária da África do Sul. Fundada em 1987, a Nando’s opera mais de mil lojas em 35 países. O logótipo é baseado no Galo de Barcelos e a comida é especializada em pratos de frango de estilo português.
Nando’s relacionou a ancestral história do molho da sua oferta gastronómica com a história da criação do restaurante, conseguindo assim um storytelling muito emotivo. A sua narrativa explica como os portugueses exploradores chegaram à África do Sul, conheceram o piri-piri, um chile picante e utilizaram-no como base para fazer um molho que depois se converteria numa parte da cultura destas terras. E conta como nos anos 80, dois empreendedores se juntaram para partilharem este molho com o mundo através da comida de Nando’s. Uma história com todos os elementos para seduzir qualquer cliente, tal como nos filmes.
A história está presente em toda a sua comunicação. No site, por exemplo, para além de explicarem de onde vêm, também explicam a lenda que está por detrás do galo do seu logótipo, a origem e o processo criativo da tipografia e o significado dos ícones da sua imagem, através de textos nos quais se repetem palavras como raízes, família, coração e alma.
Também nos seus elementos físicos está presente a sua cultura empresarial. Nas paredes há material promocional e até nos seus guardanapos há textos emotivos que relembram o que são.
Qual é o objetivo?
1- Causar fascínio nos clientes.
2- Estabelecer ligações emocionais.
3- Criar uma comunidade onde o restaurante e os clientes participam ativamente.
4- E criar uma fidelização à prova de fogo.
Digamos que em linhas gerais, estamos constantemente a contar, a escutar e a participar em histórias. Pelo que se contar uma boa história sobre o seu negócio, os clientes certamente ficarão muito curiosos e interessados e vão querer sem dúvida participar e repetir a experiência.