Transforme a experiência do cliente

A realidade aumentada revela-se cada vez mais uma grande aliada de lojas físicas e virtuais ao proporcionar experiências únicas aos consumidores

29 · 11 · 2018

A realidade aumentada permite que o mundo virtual seja misturado ao real instantaneamente. Foto: Divulgação.

A realidade aumentada é, de uma forma simples, a mistura do mundo virtual à realidade. Essa tecnologia pode ser acedida por meio de uma  aplicação ou software e não possui limites para sua utilização. Na atualidade, está presente desde em áreas do entretenimento, como na criação de jogos, até em processos medicinais – cirurgias remotas, por exemplo.

Com tantas possibilidades, a novidade (que já não é tão nova assim) começou a ser utilizada de diferentes maneiras pelo retalho. Veja como algumas grandes marcas estão a utilizar essa tecnologia a favor dos negócios.

 

Uma nova dimensão

A realidade aumentada funciona através de três elementos: uma câmara  ou dispositivo que transmita imagem; uma aplicação ou software; e um objeto real. Mas como funciona? Simples: a câmara capta a imagem e manda essa informação para o programa que está apto a gerar um objeto virtual sobre a imagem real.
Assim, a realidade aumentada permite que o mundo virtual seja misturado ao real instantaneamente. É a abertura de uma nova dimensão na qual o utilizador pode interagir com objetos virtuais e reais ao mesmo tempo.

 

Uma aliada para a loja física ou virtual

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Algumas lojas Zara, em Lisboa, proporcionaram uma experiência de realidade aumentada para quem andava às compras. Foto: Divulgação.

 

Como saber se aqueles óculos ficarão bem em si? E o tipo de maquilhagem a usar? As marcas de cosméticos e de moda entenderam a importância da realidade aumentada e há quem diga que o uso da tecnologia pelo retalho é tão obrigatório quanto a necessidade de se ter um website.

Em abril deste ano, algumas lojas Zara proporcionaram uma experiência de realidade aumentada para quem andava às compras em Lisboa. Durante determinado período, os clientes puderam acompanhar os desfiles da nova coleção no meio das lojas, diretamente do ecrã de seus smartphones. As manequins virtuais também eram vistas a percorrer espaços vazios nas montras. Caso o consumidor gostasse das roupas expostas, era só clicar na aplicação própria da marca e finalizar a compra.

Outro exemplo prático da realidade aumentada é a aplicação da Sephora, rede mundial de cosméticos. A marca permite que os clientes testem virtualmente os seus produtos. Assim, antes de comprar alguma maquilhagem, pode-se aplicá-la numa foto de si próprio e avaliar o resultado. O mesmo acontece com a Rayban. A marca possui uma aplicação que permite testar diferentes modelos de óculos no seu rosto a partir de um vídeo.

Esses são apenas alguns casos do uso da realidade aumentada como aliada na exposição de produtos e vendas em lojas físicas e online. Há ainda muitas alternativas e outras tantas que devem ser criadas para facilitar as escolhas de compras dos consumidores e proporcionar-lhes uma experiência única.



Além da etiqueta

As empresas de cartões de crédito também estão de olho nas possibilidades dessa tecnologia. A Mastercard, por exemplo, já testou a experiência de compra com o auxílio de óculos especiais feitos com tecnologia para a realidade aumentada. Nos Estados Unidos, em vez de usar seus smartphones, os clientes foram indicados a visualizar algumas lojas de departamento através dos óculos. Com os acessórios, eles tinham acesso a informações específicas de cada produto, além da possibilidade de fazer o pagamento sem enfrentar filas. Veja mais no vídeo: