Responsabilidade social: o impacto das empresas no mundo
A responsabilidade social é uma das maiores preocupações das empresas e tem impacto na sociedade em geral
20 · 02 · 2019
A responsabilidade social existe quando as empresas decidem, voluntariamente, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo. Quando adotam posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar do seu público interno e externo. É uma prática voluntária que não deve ser confundida com ações impostas pelo governo ou por quaisquer incentivos externos (como fiscais, por exemplo).
O conceito pode ser compreendido a dois níveis: o nível interno, que se relaciona com os trabalhadores e, a todas as partes afetadas pela empresa, que podem influenciar no alcance dos seus resultados; o nível externo, que são as consequências das ações de uma organização sobre o meio ambiente, os seus parceiros de negócio e o meio em que estão inseridos.
As empresas socialmente responsáveis aumentam a satisfação dos funcionários e a fidelidade dos seus clientes e possuem uma maior capacidade de competitividade e inovação.
A consciencialização da sociedade sobre questões de responsabilidade social continua a aumentar e os clientes dão cada vez mais importância a este tema no momento em que têm de escolher os seus parceiros ou escolher onde querem comprar. No entanto, não são os únicos que são motivados por esta causa, também as novas gerações começam a ter essa preocupação na altura de escolher onde trabalhar.
Existem diversos fatores que originam este conceito. Num contexto de globalização e de mudança, surgiram novas preocupações e expectativas dos cidadãos, dos consumidores, das autoridades públicas e dos investimentos em relação às organizações. Os indivíduos e as instituições, tal como consumidores e investidores, começam a condenar os danos causados ao ambiente pelas atividades económicas e também a pressionar as empresas para a atenção de requisitos ambientais e exigindo às entidades reguladoras, legislativas e governantes a produção de quadros legais apropriados e à vigilância da sua aplicação.
Atualmente, a responsabilidade social é determinante para que uma empresa possa mostrar aos clientes que se interessa por questões sociais amplas e assim criar reputação. Ser socialmente responsável tem um compromisso para com a comunidade, quer do ponto de vista da preservação ambiental, quer do bem-estar das pessoas e quer do ponto de vista do espaço económico onde atua. A adoção de práticas socialmente responsáveis traz muitas vantagens para um negócio. Por exemplo, as empresas que tornam pública a sua preocupação com a comunidade conseguem conquistar elevados níveis de confiança junto dos consumidores.
Há seis boas razões para tornar a sua empresa socialmente responsável:
1- O volume de negócios da empresa cresce
As empresas que adotam estratégias de responsabilidade social não traçam apenas objetivos financeiros mas dão também destaque às metas não-financeiras, o que pode ser uma estratégia compensadora. As empresas que estão no topo deste ranking conseguem ter um melhor resultado global ao unir o sucesso financeiro a uma boa estratégia de responsabilidade social. Estas empresas conseguem assim aumentar o volume de negócios, mantendo os interesses da comunidade local na sua missão empresarial.
2- Aumenta o reconhecimento da empresa
Quando as empresas se tornam mais ativas em contribuir de forma positiva para a sociedade, o seu esforço torna-se reconhecido. Com o impacto cada vez mais forte que as redes sociais têm na imagem das marcas, ter uma imagem positiva junto dos consumidores é um fator crucial de sucesso. Desta forma, quanto mais uma empresa estiver envolvida socialmente com a comunidade, mais depressa os consumidores confiam e avaliam positivamente. Ajudar causas, participar ativamente na sustentabilidade ambiental e fazer um esforço para realizar ações de marketing impulsionadas por uma causa social são apenas alguns exemplos de estratégias que podem ser implementadas pela sua empresa e que têm o dom de estreitar os laços diretos com a comunidade de consumidores.
3- As vendas aumentam e os clientes também
Ter um bom produto ou um bom serviço já não é o suficiente para conseguir atrair consumidores. Os consumidores são leiais e confiam mais numa empresa socialmente responsável do que numa empresa que não apresenta estas características. As empresas que não dão a conhecer a sua estratégia de responsabilidade social podem perder consumidores.
4- O respeito dos colaboradores da empresa aumenta
Não é só ao nível dos consumidores que as empresas sentem o impacto de uma boa estratégia de responsabilidade social. Como já foi referido, também os colaboradores de empresas que adotem esta postura perante a sociedade refletem as mesmas emoções. Se a empresa não adotar políticas necessárias neste sentido e até pactuar com comportamentos menos éticos, muitos colaboradores deixarão de se identificar com a empresa, o que se pode refletir nos níveis de empenho e de produtividade.
5- Melhora a capacidade competitiva
A responsabilidade social tem uma correlação direta com a opinião pública e pode afetar a escolha do consumidor entre marcas que competem entre si. Com o ativismo cada vez mais presente, seja ele positivo ou negativo, nas causas sociais, são cada vez mais as empresas que tentam transmitir uma mudança positiva nas suas ações e com isso estar um passo à frente das suas concorrentes. É, por isso, importante que o processo de produção dos seus produtos ou serviços esteja eticamente certificado, de forma a não deixar que a sua concorrência aproveite uma falha sua para aumentar as vendas.
6– Contribui para a poupança
A sustentabilidade é uma forma fácil para uma empresa cortar custos. Seja ao utilizar menos embalagens ou menos energia, a poupança aumenta rapidamente.
Resumindo, será que uma empresa socialmente responsável sobrevive num mercado que não regula nem exige comportamentos socialmente responsáveis por parte das empresas?
Numa sociedade bem informada, se uma empresa souber claramente comunicar a qualidade dos seus produtos/ serviços, é concebível que os consumidores optem por um produto/serviço mais caro se este trouxer alguma mais-valia social que seja bem compreendida. No entanto, a tentação para escolher a opção mais barata (se disponível) vai ser grande.