Responsabilidade social: como criar uma estratégia?
Credibilidade e boa reputação são alguns dos principais ganhos das empresas que realizam esse trabalho
10 · 09 · 2019
A grande competitividade empresarial tem exigido mudanças estratégicas que contribuem para a permanência das empresas no mercado. A responsabilidade social corporativa surge com o objetivo de criar uma união entre os interesses da sociedade e os das empresas, no qual a organização fica preservada e são produzidos benefícios à comunidade.
A responsabilidade social empresarial é apresentada como uma vantagem competitiva e que introduz o desenvolvimento de novas estratégias de negócio. A qualidade, flexibilidade, segurança e comodidade são já considerados pelo consumidor fatores básicos, e por isso procura novos atributos.
Tendo em conta a posicionamento estratégico que as empresas ocupam na sociedade, a sua interferência no ambiente externo à sua estrutura física é enorme. As suas decisões afetam não só os seus colaboradores, mas também toda a sociedade na qual está inserida. É por isso que as suas decisões devem ser tomadas baseadas na ótica social e ambiental, garantindo ao mesmo tempo a sustentabilidade do crescimento económico na dignidade humana, apresentando-se como agente ativo na transformação social.
Uma empresa preocupada com a comunidade, a crescer economicamente de forma correta e responsabilizando-se pela consequência dos seus atos, transforma grande parte dos lucros em ganho social.
A responsabilidade social corporativa é um método de condução dos negócios capaz de tornar uma empresa numa das peças mais importantes para o desenvolvimento social. É a criação de uma harmonia entre as necessidades da comunidade e da empresa, através da aplicação e práticas associadas à ética pública.
A organização tem o dever de aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas e garantir uma troca justa que beneficie ambas as partes.
Investir em responsabilidade social imagem é investir na imagem, que surge como fator importante para a vantagem competitiva. Vai fazer com que surjam novos consumidores, e ainda permite que a organização agregue maior valor aos produtos e serviços. A sociedade não se importa de pagar um pouco mais, porém exige que haja investimentos em ações sociais.
No entanto, é importante que a responsabilidade social parta da consciência sincera da empresa. Por isso, o que a empresa defende deverá representar os valores da sua cultura organizacional. Caso contrário, não terá o efeito esperado. O consumidor percebe e, essencialmente, valoriza a diferença entre empresas que são socialmente responsáveis e outras que não têm essa preocupação., Uma empresa que é capaz de conseguir um crescimento económico sustentado na preocupação social, já é o reflexo de uma realidade cada vez mais exigida pela sociedade.
Como se faz para implementar responsabilidade social numa organização?
Apesar da forte concorrência que se vive hoje em dia pelo domínio do mercado, as empresas não se podem esquecer dos valores éticos e do respeito pelos consumidores.
A gestão estratégica nas organizações muda constantemente e é nesse contexto que se insere a responsabilidade social, que consiste na relação ética e transparente da empresa com os públicos com os quais se relaciona.
Porém, se é uma empresa pequena e ainda acha que tem dificuldade em saber quais as atitudes que melhor se encaixam na sua capacidade financeira, esteja atento a este artigo.
Vamos apresentar 5 dicas que podem fazer a diferença em qualquer organização independentemente da sua dimensão:
1. Promover a preocupação ambiental
Uma das vertentes da responsabilidade social é o ambiente. Algumas ações neste âmbito podem ter um elevado custo, como por exemplo fazer obras para mudar de torneiras para as automáticas, a construção de claraboias o aproveitamento da luz natural e até mesmo instalação de placas solares.
Se a sua empresa não tem dinheiro para investir nestas adaptações, algumas atitudes mais simples podem fazer muita diferença para o meio ambiente, tais como:
• Acabe de vez com os copos descartáveis de forma a incentivar cada colaborador a ter a sua própria caneca ou garrafa;
• Evite as impressões obrigatórias de papel quando não são legalmente necessárias;
• Reutilize folhas de rascunho;
• Incentive o consumo mais consciente da água;
• Substitua as lâmpadas pelas mais económicas e evite ligá-las desnecessariamente;
• Faça a separação do lixo reciclável.
2. Incentivar as atividades dedicadas à comunidade
As atividades recreativas são excelentes formas de levar benefícios à comunidade na qual a empresa está inserida. Uma boa estratégia é aproveitar as datas especiais para realizar esse tipo de ações.
Outros tipos de eventos que são comuns nas empresas são os que promovem a saúde e a cidadania, tais como os serviços de medicina no trabalho. Parcerias podem ser feitas com outras empresas da região para a diminuição dos custos destas ações.
3. Criação de um cantinho de leitura
Montar um local específico de leitura pode trazer inúmeras vantagens tanto para a empresa, quanto para os próprios funcionários.
O incentivo à leitura é uma ação que promove o crescimento intelectual dos colaboradores e, por consequência, da empresa.
Para implementar um espaço de leitura é necessário que este seja bem iluminado e onde seja possível colocar os materiais de leitura, assim como mesas e cadeiras para as pessoas ficarem confortáveis. O ideal é que seja um lugar calmo e sem muito barulho.
Para a recolha dos materiais, a empresa pode promover uma campanha de doação de livros, revistas e jornais.
Para incentivar o hábito de leitura, pode também oferecer um destaque na newsletter da empresa como o leitor do mês ou trocar horas de leitura por horas de folga.
4. Ajudar instituições sociais
As instituições sociais precisam sempre de alguma ajuda, que pode não ser necessariamente financeira. Uma instituição social que trata de crianças em situação de vulnerabilidade, por exemplo, pode necessitar de roupas e brinquedos, principalmente em épocas como o Natal.
A empresa pode lançar uma campanha de doação aos seus funcionários e até mesmo à comunidade em geral, para arrecadar o que precisa e realizar a entrega numa instituição social responsável.
5. Promover visitas sociais
Nos lares, associações e canis, qualquer visita pode fazer tão bem quanto uma doação. Passar uma tarde a brincar com uma criança, passear com um cão ou a conversar com um idoso pode ser bom não só para quem está a ser visitado, como também para quem está a fazer a visita. A empresa pode organizar grupos de visitas periódicas às instituições e levar funcionários e outras pessoas da comunidade para participarem.
É possível melhorar o meio ambiente e a sociedade, independentemente do tamanho da empresa. Como vimos neste artigo, não e difícil realizar ações de responsabilidade social mesmo com um orçamento limitado.
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