Responsabilidade social: 7 razões para a sua empresa adotar
Sabia que mais de metade das empresas portuguesas apostam numa estratégia de responsabilidade social? Fique a conhecer 7 razões para a sua empresa também adotar
09 · 07 · 2019
A responsabilidade social é cada vez mais uma prioridade para as empresas. Gerar lucro deixou de ser de ser o único foco e atualmente também é importante implementar práticas empresariais que se destinam à melhoria das condições da sociedade, que vão não só beneficiar a comunidade, mas também a própria empresa. Os consumidores já não se limitam a comprar bens e serviços e estão preocupados com o impacto das organizações na sociedade e no meio ambiente, preferindo apostar em empresas que demonstrem ter consciência social.
Se cada vez mais o tema da responsabilidade social faz parte do ADN do mundo empresarial, Portugal não escapa a esta tendência. Cerca de 70?s empresas portuguesas garantem ter uma estratégia de sustentabilidade formalizada, implementada e integrada na estratégia de negócio.
Uma empresa socialmente responsável tem um compromisso para com a comunidade, quer do ponto de vista da preservação ambiental, quer do bem-estar das pessoas, quer do ponto de vista do espaço económico onde atua. As empresas que tornam pública a sua preocupação com a comunidade conseguem conquistar elevados níveis de confiança junto dos consumidores.
Se ainda tem dúvidas sobre a importância da responsabilidade social para as empresas, neste artigo apresentamos-lhe 7 boas razões que podem o convencer a implementar.
1# Aumenta o reconhecimento da marca
O bom nome e a reputação são dois dos bens mais preciosos de uma empresa. Quando as empresas se tornam mais ativas em contribuir de forma positiva para a sociedade, o seu esforço torna-se reconhecido. Ao mostrar que a sua empresa está empenhada em criar impacto positivo, está também a mostrar à comunidade que se preocupa e quer ajudar. Esse esforço é reconhecido.
Numa altura em que as redes sociais são uma importante ferramenta de comunicação e proximidade com o público, ter uma imagem positiva é crucial. Partilhar as suas iniciativas de responsabilidade social nas redes sociais da empresa ou com meios de comunicação vai ajudá-lo a promover não só os objetivos e as causas que está a apoiar, mas também a aumentar o reconhecimento positivo da empresa junto da comunidade. Desta forma, quanto mais uma empresa estiver envolvida socialmente com a comunidade, mais depressa os consumidores avaliam essa empresa de uma forma positiva. Ajudar causas, participar ativamente na sustentabilidade ambiental e fazer um esforço para realizar ações de marketing impulsionadas por uma causa social são apenas alguns exemplos de estratégias que podem ser implementadas pela sua empresa e que têm o condão de estreitar os laços diretos com a comunidade de consumidores.
2# O volume de negócios da empresa cresce
As empresas que seguem ativamente estratégias de responsabilidade social não traçam apenas objetivos financeiros mas dão também ênfase às metas não-financeiras. E esta estratégia pode ser compensadora. Segundo a lista “Fortune 500”, elaborada pela revista Forbes e divulgada em abril deste ano, as empresas que estão no topo deste ‘ranking’ conseguem ter um melhor resultado global ao unir o sucesso financeiro a uma boa estratégia de responsabilidade social. Estas empresas conseguiram assim aumentar o volume de negócios, mantendo os interesses da comunidade local na sua missão empresarial.
3# As vendas aumentam e conquistam mais clientes
Os consumidores estão cada vez mais alertados para os problemas sociais e ambientais e as suas decisões de compra são muito influenciadas por estas preocupações. Ter um bom produto ou um bom serviço já não é suficiente para conseguir atrair consumidores.
De acordo com um estudo do Grupo Cone Communications e da Echo Research, publicado no ano passado, 90% dos consumidores inquiridos revelaram que são mais leais e capazes de confiar numa empresa socialmente responsável do que em empresas que não apresentam estas caraterísticas.
As empresas que não dão a conhecer a sua estratégia de responsabilidade social podem estar a perder consumidores.
Alguns estudos mostram ainda que existe uma relação direta entre o comportamento dos consumidores e as políticas de responsabilidade social das empresas. Segundo a consultora Do Well Do Good, 60% dos consumidores admitem adquirir um novo produto se a causa social que apoiam fosse a mesma que a apoiada pela marca. Neste mesmo estudo, 38% dos inquiridos admitiu ser capaz de “castigar” uma marca se soubesse que ela era pouco participativa socialmente ou que fazia poucos donativos.
4# Melhora o relacionamento com os seus colaboradores
Não são só os consumidores que sentem o impacto de uma boa estratégia de responsabilidade social. Também os colaboradores de uma empresa que adotem esta postura perante a sociedade refletem os mesmos sentimentos. Os colaboradores de uma empresa sentem-se mais motivados e são mais produtivos quando sabem que estão a contribuir para um mundo melhor. Se a empresa não adotar as políticas necessárias para se tornar socialmente responsável e até pactuar com comportamentos pouco éticos, muitos colaboradores poderão não se sentir identificados com a empresa, o que poderá refletir-se nos níveis de empenho e de produtividade dos colaboradores.
Ter uma estratégia de Responsabilidade Social e promover iniciativas como o voluntariado, estimula o crescimento pessoal e profissional dos seus colaboradores, ajuda-os a trabalhar melhor em equipa e desenvolve um ambiente de trabalho mais feliz e positivo.
Ao mostrarem que se preocupam com o bem-estar da comunidade, as empresas que promovem as suas iniciativas de Responsabilidade Social, atraem também os melhores candidatos para as suas vagas e retêm os seus profissionais que muitas vezes se tornam acérrimos embaixadores da marca.
5# Isola a competição e dá-lhe vantagem sobre a concorrência
Como já foi referido, a responsabilidade social tem uma correlação direta com a opinião pública e pode afetar a escolha do consumidor entre marcas que competem entre si. Ao estabelecer-se como uma empresa comprometida com a sustentabilidade e a responsabilidade social, vai destacar-se da concorrência e ganhar vantagens face às empresas que não apostam nesta área.
Com o ativismo a ganhar terreno, seja ele positivo ou negativo, nas causas sociais, são cada vez mais as empresas que tentam transmitir uma mudança positiva nas suas ações e com isso estar um passo à frente das suas concorrentes. É por isso importante que o processo de produção dos seus produtos ou serviços esteja eticamente certificado, de forma a não deixar que a sua concorrência aproveite uma falha sua para aumentar as vendas.
Cerca de 90% dos consumidores afirmam confiar mais e serem mais leais a empresas que são socialmente responsáveis do que às que não demonstram ter esse tipo de preocupações, sendo até capazes de boicotar marcas e serviços se forem informados de práticas pouco responsáveis por parte dessas empresas.
6# Melhora as relações com os fornecedores e os parceiros
As empresas não funcionam de forma isolada e interagem com fornecedores e parceiros. Ter uma estratégia de responsabilidade social pode gerar novos ritmos nas relações com esses intervenientes, reforçar as ligações e partilha e potenciar novos desafios, enquanto se produz um impacto positivo na sociedade.
7# Ajuda a mudar o mundo para melhor
Mais do que focar exclusivamente na conquista de lucros, as empresas devem assumir um compromisso de bem-estar com a comunidade que os rodeia e procurar criar impacto positivo no mundo. É importante fazer parte da solução e desempenhar um papel participativo, de mudança que beneficia todos.
A responsabilidade social é uma ação voluntária, mas que merece ser encarada como um dever por toda e qualquer empresa.
Há várias ações por vezes simples de adotar e que fazem toda a diferença e o melhor é que os reflexos positivos são muito abrangentes: pode contribuir com a sustentabilidade ambiental, com a qualidade de vida das comunidades e com o bem-estar social.
Como mencionámos, não faltam boas razões para ser socialmente responsável. O que acha de começar a investir nesse tipo de estratégia para os seus negócios?