Qual a diferença entre patrocínio, apoio e parceria?

Saiba a quem pedir para ter sucesso nos seus projetos

13 · 05 · 2019

O seu projeto pode ser um evento, um canal de comunicação, uma nova ferramenta digital ou uma atração cultural. A verdade é que independentemente do que seja, na hora de realizá-lo não é preciso fazer tudo sozinho. Para colocar em prática uma ideia é sempre importante contar com o suporte correto, pois as pessoas e as instituições adequadas tornam mais fácil a execução das diferentes etapas.

É neste momento que surgem os patrocinadores, os que apoiam e os parceiros. Podem até parecer sinónimos, mas cada um desses termos representa um tipo de ajuda diferente e quem irá pedir auxílio precisa ter consciência disso.

Afinal, saber o que pedir e a quem pedir é fundamental para conseguir dar sequência em qualquer projeto. Abaixo, veja as diferenças, tire de vez as suas dúvidas e perceba as vantagens de cada um.

Patrocinador: o seu grande investidor

O patrocinador, também conhecido como sponsor, é o principal responsável por viabilizar todo o projeto, nas mais diferentes etapas. Pode ser tanto uma pessoa como uma empresa, entidade ou organização que acreditará no potencial da sua ideia e irá financiá-la. Portanto, trata-se de alguém que investirá no projeto em troca de alguns benefícios.

Patrocinar alguma ação ou pessoa é uma relação de troca, um investimento, pois o patrocinador terá sempre algum retorno. De um modo geral, este retorno vem através de publicidade e marketing, valendo-se da utilização da imagem e do nome de quem está sob o seu patrocínio. Por outro lado, o beneficiário recebe valores monetários para colocar as suas ideias em prática.

O patrocinador não recebe retorno financeiro diretamente do projeto, ou seja, na hora de prestar as contas, o sponsor não ganha nenhum dinheiro em troca do seu suporte. Então o que ganha com o projeto? O patrocinador é o grande financiador dessa ação e só investirá nela caso veja que há potencial nas contrapartidas previstas na proposta de patrocínio.

De um modo geral, este retorno vem através de publicidade e marketing, valendo-se da utilização da imagem e nome de quem está sob o seu patrocínio.

Leia também: Sponsoring: entenda o que é e como utilizar na sua empresa

Como conseguir um patrocinador?

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Para atrair pessoas ou empresas que o ajudem a colocar a sua ideia em prática é preciso, primeiramente, compreender as necessidades do seu projeto e compará-las com os objetivos dos seus possíveis patrocinadores. Para isso, faça uma lista de marcas que tenham interesse pelo seu tema. Pesquise por empresas que tenham projetos relacionados com a sua temática, perceba bem sobre os valores dessas empresas e até sobre algum outro projeto relacionado que tenham já patrocinado para assim ter uma prospeção mais personalizada.

A partir dessa lista será possível criar estratégias como planos de patrocínio que ofereçam oportunidades de conexões mais profundas com essas marcas. Há diversas maneiras de oferecer retornos, por isso ter um plano bem estruturado faz toda a diferença.

Crie uma boa proposta de patrocínio, com contrapartidas específicas para cada empresa. Selecione as mais indicadas para o público que será alcançado e apresente os motivos que tornam o investimento tão vantajoso.

Dependendo do projeto, outra maneira de captar patrocinadores é concorrer a editais abertos pelas próprias empresas. Eles são criados por organizações específicas, que selecionam os melhores projetos e oferecem os recursos necessários para viabilizá-los. Faça uma boa pesquisa dentro da sua área, esmere-se no projeto e não perca os prazos.

Apoio: nem toda a ajuda precisa ser financeira

O apoio é diferente do patrocinador porque caracteriza-se por ser um profissional ou instituição que oferece uma ajuda estratégica para que o projeto consiga ser concretizado. Essa ajuda não provém diretamente de um valor financeiro, como ocorre no patrocínio, mas de algo que quem apoia tenha e que seja necessário ao projeto.

O apoio não implica investimento financeiro ou gasto extra por parte de quem apoia. Pode ser a prestação de um serviço, o empréstimo de um equipamento ou a viabilização de um espaço. Por exemplo, uma empresa aérea pode prestar apoio ao fornecer passagens, um hotel ao disponibilizar alguma estadia ou um espaço para a realização de um evento, e assim por diante. Tratam-se de ajudas estratégicas para garantir o alcance de objetivos específicos dentro do projeto e que não geram investimento direto por parte de quem ajuda.

Quem apoia pode até mesmo tornar-se um remunerado no projeto caso o que ofereça esteja previsto no orçamento. A relação neste caso é distinta porque não há a exigência de ter algo em troca, tal como com o patrocinador. Porém, embora o apoio seja mais unilateral, para conseguir o auxílio de alguém é sempre importante oferecer algo em troca. No caso do apoio, é possível incluir a marca na listagem de apoio, o que leva a uma divulgação entre o público de interesse.

Como conseguir apoio?

O processo de captação é semelhante ao de patrocinadores no que diz respeito a ir atrás das pessoas ou das empresas certas. Depois de saber quais ajudas são necessárias, um bom começo é olhar para a sua rede de contactos. Podem haver profissionais que desejam incrementar o portfólio ou envolver-se com alguma ação. Lembre-se que dependendo do serviço, é possível que esses profissionais sejam também remunerados, de acordo com o orçamento.

Também vale perguntar para outros produtores de projetos parecidos com o seu se há alguma indicação sobre quem geralmente oferece apoio. Procure por empresas que possam ser beneficiadas ao ligarem o nome ao seu projeto, além de instituições que possuam um histórico de envolvimento com ações de suporte.

Não telefone ou mande e-mails, vá até os potenciais, apresente o seu projeto, esclareça os seus objetivos e ofereça em troca a divulgação da marca como uma mais-valia para a empresa.

Parceria é juntar forças

Os parceiros exercem funções parecidas com a de quem apoia e por isso é muito comum que sejam confundidos. No entanto, há uma diferença principal: na parceria, é frequente que cada um dê alguma coisa em troca.

Geralmente, o parceiro está ligado ao proponente do projeto porque acredita na ideia. Quando falamos de um evento, por exemplo, um parceiro é aquele que coloca a sua força de trabalho para ajudar na logística e organização. Medidas as proporções, a moeda de troca é basicamente a mesma oferecida no apoio e patrocínio: a divulgação da marca.

As parcerias acontecem normalmente com ofertas de brindes, produtos ou de serviços específicos. Um exemplo comum é o caso de empresas desportivas que oferecem brindes para uma corrida e em troca aparecem nas peças gráficas e outros artigos de divulgação da competição. Outro exemplo é quando um restaurante oferece alimentação para a equipa de um determinado evento, além de descontos para o público. Em troca, recebe a divulgação para que as pessoas usem a condição exclusiva. Assim, há ganhos para ambos os lados.

De um modo geral, parceria é juntar forças. Toda gente dá um pouco e toda gente ganha.

Como conseguir uma parceria?

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No caso dos parceiros é crucial refletir como uma proposta pode realmente auxiliar no desenvolvimento do seu projeto e quais são as contrapartidas reais que pode oferecer. Pense em como o seu projeto pode ajudar um empreendimento e como essa relação de troca deve ser estabelecida.

Voltando ao exemplo dos brindes, é necessário avaliar como serão distribuídos e que tipo de benefícios trarão para o público e para a marca parceira. O cuidado deve ser redobrado na hora de selecionar os parceiros para que sejam realmente estratégicos na realização do projeto.

Feito isso, o processo de conquista é semelhante ao patrocínio e ao apoio, a diferença está no tipo de serviço solicitado e na dimensão da divulgação. Na parceria há um sistema de troca mais equilibrado, pense nisso na hora de planear as suas ofertas.

Independentemente se for parceria, apoio ou patrocínio, como vimos em todas as etapas, ter um projeto bem estruturado e boas propostas é indispensável. E o esforço é válido, tendo em vista que com o auxílio de patrocinadores, pessoas que apoiam e parceiros será mais fácil garantir o sucesso do seu projeto.