Quais os benefícios das ementas digitais?
Ainda não tem uma ementa digital no seu estabelecimento? Descubra como esta tecnologia pode ajudar a melhorar a experiência do cliente
17 · 04 · 2019
Quando se tem um restaurante ou se quer em abrir um, a primeira coisa a ser pensada é o menu. E tê-lo disponível em formato digital permite ao cliente, não só conferir detalhes sobre cada prato, mas também ter um atendimento mais facilitado, o que pode melhorar significativamente a experiência do consumidor.
A ementa digital é uma tecnologia muito utilizada em vários restaurantes, que consiste na utilização de tablets que permitem que os clientes escolham as suas refeições e bebidas com mais flexibilidade, autonomia e facilidade. Além da rapidez e da eficiência destes equipamentos, os tablets melhoram a interação do cliente com o restaurante.
Vamos abordar as vantagens de ter uma ementa digital e referir também quais os pontos menos positivos, para que possa tomar a melhor decisão para o seu estabelecimento.
Quais as vantagens de uma ementa digital?
1- Mais rápido
A maior vantagem é a rapidez da escolha por parte dos consumidores. O cliente chega e pode realizar o autoatendimento através do tablet, sem necessariamente ter de aguardar pelo empregado de mesa para fazer o pedido. Desta forma, os pedidos chegam sem risco de falhas até à cozinha e o empregado não fica ocupado com tantas atividades, podendo atender com mais qualidade e atenção cada mesa.
2- Mais económico
O primeiro reflexo que gestores de restaurantes têm ao pensar em instalar um menu digital é que o preço deve ser alto. Mas, esse conceito deixa de ser verdade assim que são analisadas as formas como a tecnologia pode gerar economia a longo prazo.
É aqui que entra a outra grande vantagem para o estabelecimento, que é a facilidade de renovar o menu sem precisar de gastar dinheiro em novas impressões. Se há a mudança de um prato ou se a casa quer fazer uma promoção do dia, a flexibilidade é muito maior com o apoio de uma plataforma digital. Essa funcionalidade pode fazer com que as pessoas visitem com mais frequência o restaurante e façam uma importante e positiva promoção.
O resultado é que, ao mesmo tempo em que são economizados recursos, o restaurante consegue investir o dinheiro que não foi gasto com novos materiais em outras áreas, como melhorar o atendimento, além da experiência e satisfação do cliente.
3- Mais eficiente
Outra fator positivo bem interessante é que pode atrair um maior número de clientes estrangeiros, por disponibilizar o menu em várias línguas e com imagens. Isso é bastante desejável em cidades que recebem turistas de todo o mundo, como, por exemplo, Lisboa. Esta é uma forma de o cliente perceber o que tem cada prato sem ser necessária a intervenção do colaborador, principalmente no que se refere às comidas típicas de cada nacionalidade que não têm tradução.
4- Mais flexível
O seu estabelecimento trabalha com menus diferentes a cada período do dia? Muitas vezes as opções do pequeno-almoço não estão disponíveis no almoço e alguns pratos específicos só são servidos no jantar.
A solução tradicional é a separação da ementa por áreas temáticas, mas ainda assim muitos clientes confundem-se e frustram-se ao pedirem pratos que não podem ser vendidos naquele horário. Com um menu digital, esse problema é facilmente resolvido, porque permite ao gestor implantar mudanças instantaneamente, e também é possível mudar completamente os pratos a partir de um software conectado ao menu. Dessa forma, o restaurante consegue exibir apenas os pratos que estão a ser servidos naquele período e mudar o conteúdo em horários específicos.
5- Mais atrativo
Ao contrário de painéis estáticos com imagens que ficam desgastadas e desinteressantes com o tempo, esta tecnologia para restaurantes pode trabalhar com conteúdos que chamam mais a atenção dos clientes.
Animações simples, vinhetas, vídeos que mostram os pratos, e a mudança dos produtos de destaque são táticas comuns para fazer com que os clientes se interessem pelo que está a ser vendido.
6- Mais informativo
Cada vez mais são feitas exigências legais a respeito do fornecimento de informações nutricionais dos alimentos vendidos em bares, cafés e restaurantes.
A ementa digital facilita a apresentação desse tipo de informação e mantém a atratividade do menu. Além disso, é possível realizar atualizações em tempo real, caso algum prato sofra qualquer tipo de alteração.
7- Mais divertido
Esta tecnologia também pode ser usada como forma de entreter os clientes. Muitas vezes é possível exibir as últimas notícias, conteúdo produzido pelo próprio comércio, ou até mesmo incentivar interações pelas redes sociais.
Existe algum ponto negativo?
Mesmo sendo uma tendência que cresce a cada dia, uma boa parte do público ainda tem uma certa resistência em usar um menu digital, principalmente os mais velhos. Muitas pessoas ainda não se habituaram a chegar a um restaurante e a utilizar um tablet para fazer o pedido, preferindo as versões tradicionais em papel.
Os consumidores procuram as soluções mais simples e eficientes para problemas muito específicos. Isto significa que é má ideia criar barreiras e camadas que dificultem o caminho para a solução. Por outras palavras: quanto mais difícil for usar o menu digital, mais contraproducente a experiência se revelará. A simplicidade deve ser, portanto, um dos focos principais.
Mas apesar de ainda existir esta resistência, não há como negar que a ementa digital é uma tendência que veio para ficar.
Disponibilizar essa opção é tanto prática quanto económica. A atualização e a prática constante proporcionam uma maior facilidade para mostrar pratos e novas promoções para os clientes, tudo isso com uma boa redução de custos e de tempo.
Depois de conhecer alguns prós e contras, está disposto a trocar as tradicionais listas de papel pela ementa digital?