IMR marca presença na reunião do Grupo Ebeltoft em Milão

Com o objetivo de partilharem e adquirirem mais informações sobre o setor do retalho, os partners do IMR estiveram três dias em Milão

09 · 04 · 2019

Durante os dias 4, 5 e 6 de abril, João Ferreira e Marcos Henriques, partners do IMR, participaram numa reunião organizada pelo Ebeltoft Group em Milão. A iniciativa contou com mais de 50 participantes de 18 nacionalidades, na maioria, pela primeira vez, do género feminino. Esta reunião permitiu que os participantes partilhassem entre si ideias, insights e as melhores estratégias que garantissem uma atualização permanente sobre as tendências de consumo e retalho.

O programa incluiu, no primeiro dia, um conjunto de apresentações de casos sobre as maiores inovações do retalho mundial. No segundo dia, ocorreram visitas a 13 lojas emblemáticas de Milão e no terceiro, uma reunião com os membros efetivos do Grupo Ebeltoft.

O IMR - Instituto de Marketing Research tem marcado presença em alguns encontros do grupo, nomeadamente nos dois últimos realizados em Lisboa e São Paulo.

Marcos Henriques considera que nesta edição houve uma maior abertura e uma participação mais ativa, não só dos partners, mas também dos consultores. Também teve uma componente mais prática no chamado ‘dia da academia’, quando foram apresentados projetos realizados por alguns dos participantes. “Este ano notou-se um maior interesse em partilhar e fazer mais coisas juntos e é esse o sentimento que passa, nomeadamente em alguns e-mails já trocados depois da reunião”, revelou.

O partner do IMR destacou os projetos relacionados com a gestão de produto, plataformas e disponibilização de informação, que têm uma forte componente na área da comunicação e do marketing, como os principais drivers para a empresa definir uma estratégia no futuro.

Sobre as visitas às lojas, Marcos considerou que, ao contrário do que acontece em Portugal, em que o retalho está muito focado nos centros comerciais, em Milão as principais lojas estão na rua.

A Starbucks, a Apple, a KIKOiD, a Huawei e o Carrefour foram algumas das lojas visitadas durante os study tours. Marcos Henriques ficou particularmente impressionado com a Starbucks Reserve, que tem dentro do espaço uma fábrica de café. “Achei aquilo fabuloso pela experiência, por estar a ver o café a ser torrado naquele momento, ao mesmo tempo que o staff da marca ia recolhendo amostras dos vários estados de fabricação para dar a cheirar aos clientes, para que estes consigam perceber como o aroma está a evoluir à medida que o processo está a decorrer”, explicou.

Para ele, a personalização aliada à tecnologia e a experiência do cliente foram as tendências que mais se destacaram nas lojas de Milão. “Na loja da KIKOiD, o cliente através de um ecrã seleciona o produto que quer e um robot personaliza-o com texto ou imagem. Na Zara, a personalização também apareceu com uma solução mais simples, uma máquina de costura que permite bordar a ganga”, esclareceu Marcos.

O partner do IMR também teve outra experiência inesperada. Durante um dos dias do encontro, o CEO da Pizzaria Rosso Pomodoro, uma cadeira de restaurante tradicionais de Itália, convidou todos os participantes a jantar no restaurante dele em Milão, no qual foram sorteadas cinco pessoas para aprender a fazer pizza. Marcos foi um dos privilegiados. “Agora já posso fazer pizzas em qualquer lugar”, disse entre risos.

img_4917

Marcos Henriques considera que a mudança de sede do grupo Ebeltoft de Londres para Barcelona irá promover ainda mais a partilha de projetos entre as duas entidades e destacou a importância de participar neste tipo de eventos. “É muito revelante porque, por um lado, mostramos o que se faz em Portugal, por outro, temos acesso à informação e ao benchmarking para os nossos clientes”, realçou.

A próxima reunião do Grupo Ebeltoft será em Seul, capital da Coreia do Sul, dos dias 3 a 5 de Outubro de 2019.