IMR e GS&IMR estão na maior conferência mundial de retalho

Representantes das duas empresas foram a Nova Iorque participar da NRF 2019 e prometem trazer novidades para Portugal

14 · 01 · 2019

Na era Phygital não é possível dar-se ao luxo de ficar no apenas no segmento específico exclusivo do seu negócio. É preciso ir mais longe, expandir as ideiaspensar grande. É preciso conectar-se com o restante resto do mundo. Foi com esse pensamento que representantes do IMR e GS&IMR saíram de Lisboa rumo a Nova Iorque para participar da NRF 2019: Retail Big Show. A maior conferência e exposição de retalho do mundo acontece entre os dias 13 e 15 de janeiro.

A National Retail Federation é a maior associação comercial de retalho do mundo. A federação representa mais de 100 associações americanas e internacionais, além de lojas de departamento, catálogos e retalhistas independentes. A conferência NRF, realizada pela entidade, acontece desde 1911 e é considerada o maior evento mundial do retalho.

A NRF é um evento anual, que decorre durante três dias e reúne quase 40 mil profissionais e fornecedores do setor de mais de 90 países. A equipa do IMR e da GS&IMR está representada no evento por João Ferreira, Alexandrino Tomás e André Almeida. Os três foram até lá motivados pela possibilidade de conhecer as práticas mais rentáveis e inovadoras do setor e poder trazer para Portugal as mais recentes ideias e sugestões. Além de participarem de painéis, palestras e exposições, eles estão a fazer diversas visitas técnicas a alguns casos de sucesso do retalho americano, juntamente com a comitiva brasileira da GS&MD, empresa parceira do IMR dentro do Grupo Ebeltoft.

O partner do IMR, João Ferreira, já esteve no evento outras vezes e pretende seguir a confirmar sua presença devido à importância mundial de uma conferência como essa. O consultor do IMR, Alexandrino Tomás, e o partner da GS&IMR, André Almeida, organizaram-se para aproveitar ao máximo o evento deste ano. São 300 palestras e mais de 700 exposições, além das visitas técnicas pelas lojas de Nova Iorque. Logo nos primeiros dias, suas impressões já foram positivas.

Segundo Alexandrino Tomás, o retalho americano está em processo de reformulação, com muitos conceitos na alimentação fora de casa. “Há muita diversidade, muita mistura, tantas coisas para comer fora de casa. Não conseguimos distinguir se estamos num supermercado ou num estabelecimento de restauração. Aquilo é um supermercado que também vende comida, ou era um estabelecimento de food service que também tinha produtos para comprar e levar para casa?”, exemplificou o consultor sobre as suas primeiras experiências durante a conferência.  

Para André Almeida, que trabalha na área de consultoria, o evento é uma oportunidade de encontrar possibilidades para a criação de novos e atuais serviços e produtos. “A expectativa é conhecer as melhores práticas já rentáveis, de mercado, de atendimento e prestação de serviços, bem como tecnologias além da inteligência artificial e realidade aumentada. Podemos antecipar para o retalho português essas novidades e, claro, ajudá-los a implementar nas suas lojas”, afirmou. O profissional diz estar muito focado em tudo sobre atração, formação, inclusão, coaching e retenção de pessoas.

Os representantes do IMR e GS&IMR ficam nos Estados Unidos até a próxima semana. Durante este período, e depois, no evento Pós-Retail Show, pretendem partilhar os conhecimentos adquiridos. Acompanhe os insights da equipa sobre a NRF 2019 nos sites do IMR e GS&IMR, assim como nas nossas redes sociais.