FoodBiz 2019 traz respostas ao setor de food service português
Os participantes da conferência tiveram acesso em primeira mão aos resultados de um estudo de comportamento e tendências de consumo em Portugal
15 · 03 · 2019
Tecnologia, alimentação saudável, comportamento, tendências, recursos humanos… Novos ingredientes foram postos na mesa do FoodBiz 2019. A conferência reuniu dezenas de participantes, no SANA Lisboa Hotel, durante a manhã e a tarde de quinta-feira, 14 de março. O evento é uma iniciativa do IMR e da GS&IMR, membros do Grupo Ebeltoft.
A segunda edição do evento contou com a presença de 15 oradores, de diferentes áreas do food service, que falaram sobre as suas trajetórias e partilharam os conhecimentos adquiridos nos seus diferentes percursos. O evento foi dividido em oito momentos, compostos por palestras e mesas redondas norteadas por cinco grandes temas: tecnologia, alimentação saudável, recursos humanos, tendências e comportamentos de compra e consumo.
Além de novidades na área, o FoodBiz 2019 trouxe também muitas respostas ao setor. Logo nas primeiras apresentações do dia, os participantes puderam acompanhar em primeira mão os resultados de um estudo de comportamento e tendências no food service produzido pelo IMR especialmente para a conferência. A pesquisa envolveu mais de 2 mil pessoas, que responderam a inquéritos online. Os resultados deste ano foram comparados aos dados de outra pesquisa feita em 2017, o que gerou uma gama de respostas importantes sobre as mudanças no comportamento dos consumidores.
Os dados sobre o que está a acontecer em Portugal quanto à restauração fora de casa foram apresentados pelo partner do IMR, João Ferreira. Enquanto os resultados sobre os comportamentos e expectativas do Millennials e Geração Z face a esse consumo, ficaram a cargo do professor do ISCTE, Pedro Dionísio. Para finalizar os resultados da pesquisa, o partner do IMR, Marcos Henriques, falou da visão dos consumidores sobre as novas tecnologias no setor de food service.
Acompanhe os resultados do estudo nos próximos artigos aqui do site.
Jeferson Reis Coelho, responsável pelo perfil Homer Gourmet, participou no evento pela segunda vez. Para o especialista em consultoria de restauração, a parte mais analítica é uma mais-valia do evento. “Gosto da apresentação dos dados porque acredito que são muito importantes para perceber um pouco mais do perfil de comportamento do consumidor português. Ver onde vai, como vai, como consome. Esses dados são muito importantes para gerar também ações no meu trabalho e fazer as devidas adaptações”, comentou.
Troca de experiências e consolidação de conceitos
Para além dos resultados do estudo, quem participou desta edição do FoodBiz pode aprender com os diferentes casos apresentados pelos oradores convidados. Na linha de tendências alimentares, a jornalista do Etaste, Catarina Amado, moderou uma conversa descontraída com Paulo Portela, Founder & CEO na Madpizza, e João Baldaia, Diretor Ibérico de Food Service na Bonduelle.
Noutro momento, a mesa redonda moderada por João Ferreira, partner do IMR, foi composta pelo Diretor-Geral da Ceetrus Portugal, Mário Costa, e a Diretora-Geral do Time Out Market Lisboa, Ana Alcobia. Ambos relataram as suas experiências nos respetivos negócios, sobretudo, nas estratégias para a conquista e consolidação de novos espaços e formatos.
“O facto de trabalharmos sempre para dentro daquilo que é o nosso negócio não é positivo e, muitas vezes, não temos tempo de conhecer outros negócios. Esses espaços permitem-nos assistir a outras realidades, outras formas de estar, outros pensamentos que também nos desafiam e nos fazem pensar na altura em que estamos a tomar algumas decisões estratégicas. Conhecer outros casos é sempre importantíssimo”, salientou Ana Alcobia.
A temática voltada aos recursos humanos ficou sob a responsabilidade do partner da GS&IMR, André Almeida, que deu dicas de como maximizar a experiência do consumidor a partir da construção de uma marca empregadora. Pedro Dias, Gestor de Operações no Museu da Cerveja, enriqueceu a discussão de André ao colaborar com as suas vivências na área.
O programa na parte da tarde contou ainda com as apresentações e a troca de experiências entre o Co-Fundador da Weeel Frozen Yogurt, Manuel Sena, o Diretor de Vendas da Vitacress, José Fradeira e o Digital Influencer, Bruno Salgueiro. Neste caso, o debate foi mais focado na consolidação de conceitos com propósito.
O FoodBiz encerrou com a participação de Paulo Antunes, Diretor Comercial & Country Sales Manager da Xopvision, e Tiago Santos Pereira, Diretor-Geral do Amoreiras Shopping Center, numa mesa redonda sobre as tendências tecnológicas, moderada por Marcos Henriques, partner do IMR.
Para João Ferreira, partner do IMR, a conferência foi uma grande oportunidade para analisar os principais conceitos mundiais devido ao forte impacto do conteúdo apresentado pelos intervenientes. Quanto à próxima edição, o organizador é assertivo: “2020 já está à nossa espera”.