Entenda como o sponsoring pode alavancar carreiras e melhorar os negócios

Apesar de todos os esforços, o sonho de uma carreira brilhante está cada vez mais distante? Saiba como encontrar profissionais que o ajudem nisso

08 · 05 · 2019

Já falamos aqui no site sobre sponsoring voltado a eventos ou a projetos. Porém, há ainda uma outra abrangência do patrocínio: aquele voltado às carreiras de sucesso. Mas o que é exatamente ter um sponsor? Quem pode ser? E quem pode ter? No artigo de hoje respondemos a essas questões e mostramos como essa técnica tem alavancado carreiras e melhorado o potencial dentro das empresas.

O primeiro ponto a ser esclarecido é o facto de que ter um sponsor é diferente de ter um mentor. Embora os dois ofereçam orientações e aconselhamentos, o mentor é geralmente alguém de fora da organização na qual trabalha, enquanto o sponsor é um aliado dentro da empresa que o defenderá nas decisões importantes quando se tratar de projetos grandes, altamente visíveis, promoções e quem tem o poder de efetuar mudanças.

Os mentores podem ser vistos como desenvolvedores de carreira, enquanto os patrocinadores são considerados aceleradores. O sponsor deve ser pensado como o seu protector no local de trabalho. É alguém numa posição mais elevada do que a sua dentro da empresa e que pode oferecer visibilidade, ajudar a remover barreiras e atestar o seu nome quando as portas estão fechadas na sala de tomada de decisão.

Os mentores podem ser vistos como desenvolvedores de carreira, enquanto os patrocinadores são considerados aceleradores.

Portanto, um sponsor é alguém que acredita no seu potencial e tem influência suficiente para fazer a diferença nas decisões que os outros tomam sobre o seu progresso. É também um profissional que aposta nas suas habilidades e aptidões a ponto de arriscar a própria credibilidade por si.

Motivos para ser sponsor de alguém

Não é preciso estar no topo da empresa para começar a defender algum colega. Tornar-se um sponsor pode ser também uma maneira de alavancar a própria carreira. Afinal, são dois profissionais com sede de crescimento, ambos com perspetivas diferentes do que acontece na organização.

Dar conselhos, ser mentor e intervir pela carreira de outrem é uma forma também de praticar a liderança na sua forma mais eficaz. Estudos mostram que os próprios sponsors avançam mais e mais rapidamente porque estão a investir em talentos que em breve estarão em cargos de liderança dentro da empresa.

Isso significa que todos os envolvidos estão a ganhar com essa relação. Quem é ajudado trilha um caminho de sucesso, com muitos benefícios, enquanto quem ajuda torna-se um líder melhor. A organização ganha com mais talentos engajados, evitando a rotatividade dos profissionais.

Quem pode ter um sponsor?

Muitas vezes essa relação profissional começa de “lá para cá”, ou seja, não de quem o conhece, mas de quem conhece a si. Sponsors tendem a encontrar os seus “protegidos” de forma direta, seja através de projetos de trabalho, recomendações ou pelas redes informais dentro da organização.

Dessa forma, quem deseja ter um sponsor precisa criar mais uma certa visibilidade dentro da empresa para que o trabalho seja visto por quem tem interesse em ajudar. É importante lembrar que os patrocinadores são naturalmente seletivos em relação a quem eles irão assumir.

O motivo é óbvio: um sponsor só irá defender alguém que esteja a realizar trabalhos no mais alto nível e que transmita confiança suficiente no que faz a ponto de manter-se nesse nível de desempenho. Em resumo, pode tornar-se um potencial protegido alguém talentoso que consiga dar a conhecer as suas habilidades para aqueles profissionais que o rodeiam.

O que um sponsor pode fazer por si

Há diferentes formas de um sponsor ajudar a alavancar a sua carreira, a começar pela sua contratação para uma posição especial na qual terá mais possibilidade de aprender e avançar. Veja outras hipóteses:

Indicar o seu nome sempre que existir uma oportunidade que corresponda às suas habilidades e capacidades.

Conecta-o com pessoas responsáveis por tomadas de decisões importantes para a sua carreira, como oportunidades para promoções dentro da empresa.

Reforça as suas características positivas e a sua imagem sempre que o seu nome aparece em reuniões ou quando surgem boas oportunidades.

Indica o que é necessário fazer e o que é importante saber para ser escolhido quando há abertura ou oportunidade.

Tem influência o suficiente para garantir um bom pagamento inicial numa nova posição, ou um bom aumento de ordenado ou prémios dentro de uma posição atual.

Pode defendê-lo ou protegê-lo quando corre riscos ou comete falhas, pois tem fé no seu sucesso final e sabe que o risco faz parte do processo.

Como atrair um sponsor?

atrair-sponsor-profissional

Como foi visto, a relação entre o sponsor e o profissional deve ser mutuamente benéfica. Por isso, para atrair um patrocinador é preciso pensar no que tem a oferecer em troca dos riscos que irá tomar. Em suma, é necessário mostrar que o tempo no qual o sponsor investirá a promover a sua carreira refletirá no sucesso e no próprio bem dele. Então, para atrair e manter um sponsor, mostre que o esforço valerá a pena.

Comece consigo mesmo para perceber quem é preciso procurar. Saiba quais são os seus sonhos e o que vê como seu potencial. O importante é encontrar alguém que o ajude a abrir portas para a carreira dos seus sonhos e não apenas uma pessoa que possibilite oportunidades que não sejam interessantes ou apropriadas para si.

Depois, encontre oportunidades de interação com profissionais de cargos mais elevados do que o seu e que tenham alguma força de poder dentro da sua empresa. Participe de redes e grupos profissionais que incluam pessoas em cargos mais altos, na sua organização ou em organizações relacionadas. Caso o seu interesse esteja fora da empresa atual, reforce a sua rede de contactos, faça pesquisas com pessoas próximas e encontre possíveis patrocinadores para si.

Em qualquer um dos casos, é fundamental reforçar o seu marketing pessoal. Mostre a um possível sponsor o seu extraordinário recorde de sucesso e deixe claro através do seu desempenho que tem alto potencial para ter ainda mais sucesso à medida que avança. Promova os seus próprios pontos fortes sem esquecer de valorizar quem o ajuda diariamente nas suas conquistas, como outros elementos da equipa na qual trabalha.

Desenvolva uma reputação como um colega respeitado. Faça jus à confiança alheia e não se esqueça de ter flexibilidade nas diferentes situações. Gerencie a sua carreira e sempre avalie as suas habilidades, áreas de crescimento e interesses. Saiba onde quer chegar dentro da organização. Peça conselhos e siga-os. Por fim, esteja sempre ciente de que as suas ações refletem em si e no seu patrocinador.

Caso esteja disposto a alcançar potenciais sponsors e ter uma carreira com um histórico positivo, mexa-se já. Estudos mostram que as pessoas estão orgulhosas e felizes em patrocinar profissionais que os farão parecer bem. Inclusive, grandes corporações como a American Express e Deloitte já começaram programas para incentivar sponsoring.