Consumidores preferem marcas sustentáveis
Compreenda a sustentabilidade como uma alternativa para fortalecer a sua marca e reduzir custos, além dos benefícios para o meio ambiente
27 · 05 · 2019
É indiscutível que a sustentabilidade é cada vez mais importante para as estratégias a longo prazo das empresas. Por um lado, pelo resultado dos desafios da crescente procura por recursos naturais finitos, das disparidades económicas e das alterações climáticas; por outro, da perspetiva do marketing e da gestão da relação com os clientes, quando é urgente incorporar novas exigências e padrões de consumo e criar novas oportunidades de negócio alimentadas pelas tendências ligadas à sustentabilidade como valor.
Além dos ganhos no que toca a eficiência, corte de custos e inovação, valorizar a sustentabilidade também na estratégia de branding permite aumentar o valor e a reputação das marcas, ajuda a atrair e reter funcionários e fortalece as relações com as partes interessadas.
Novos padrões de consumo
O atual consumidor não se foca em produtos, serviços e preços, procura experiências com significado e a possibilidade de reforçar laços e identidades. Para isto, as marcas são o ponto-chave que definem o capital afetivo e relacional das empresas e constroem uma identidade decisiva para o sucesso.
É neste contexto, que no topo das tendências de consumo para os próximos anos está o compromisso com a sustentabilidade.
O movimento de compras baseado no “desperdício zero”, sem embalagens, sacos e talões, a utilização inteligente e estética de matérias-primas alternativas que são subprodutos de outras empresas e indústrias, os novos fluxos de receitas ligados à reparação dos produtos e o mercado de revenda de produtos usados, são excelentes exemplos disso.
Os consumidores da geração Millennial, que agora representam a maior fatia da população ativa e com maior poder de compra, estão dispostos a pagar mais por produtos sustentáveis.
Estes consumidores procuram determinados logótipos, selos e certificações nas embalagens dos produtos, que são o seu canal preferido para obter informações sobre o impacto ecológico dos mesmos. Também assumiram que uma embalagem ecológica torna mais provável a compra do produto.
A mensagem é clara: há cada vez mais consumidores com consciência cívica, social e ecológica, e estes compram a mudança que querem ver no mundo.
Tendências de branding e marketing
De que forma é que gerir esta mudança está relacionada com as marcas?
Uma boa marca é mais do que um logótipo, do que uma excelente estratégia, ou do que uma campanha de marketing convincente. Uma boa marca explora a emoção de um público-alvo, impulsiona a ação e cultiva a mudança.
O público que procura marcas sustentáveis está a crescer e para o satisfazer, a marca sustentável distingue-se das outras por dar aos consumidores a possibilidade de fazerem do consumo um ato de cidadania.
Para criar uma marca sustentável convincente e envolvente, a empresa tem que compreender o nível de investigação que os consumidores aplicam às suas compras, ligar o que é saudável para o ambiente ao que é saudável para o consumidor, comunicar eficazmente o valor e os benefícios criados e incorporar todos os argumentos de sustentabilidade aplicáveis nas embalagens e na comunicação online.
Para agradar ao consumidor Millennial, as marcas têm de prestar um serviço conveniente, ser autênticas e sociais e mostrar claramente o seu valor, porque este grupo está programado para pesquisar na internet, comparar preços, ler reviews e encontrar o fornecedor que melhor se adequa aos seus valores.
"O consumidor quer menos conversa e mais ação!"
A missão dos marketeers
Não adianta de nada mentir, porque os modelos de negócio circulares e sustentáveis são construídos com base na confiança, na transparência e na rastreabilidade da cadeia de valor, e por isso é importante manter este conceito na frente da estratégia das marcas.
O consumidor está cada vez mais consciente e exigente e a informação está mais acessível e democratizada. Criar embalagens, etiquetas, websites e planos de comunicação nas redes sociais com as palavras-chave certas pode aumentar a procura temporariamente, mas rapidamente o público mais exigente irá fazer perguntas e perceber o quanto da comunicação é tendência e o quanto reflete, de facto, aquilo que são as operações da empresa por detrás da marca.
Por outro lado, as marcas têm uma missão fundamental na criação de mercados sustentáveis e no contexto social dos padrões de consumo, pois não deixam de conseguir influenciar significativamente os consumidores nas suas escolhas. São precisos marketeers criativos para diminuir a resistência das pessoas a modelos de negócio alternativos, assentes na economia circular, na reparação, na reciclagem e na sharing economy e, assim, acelerar e facilitar o processo de transição e a recolha dos benefícios financeiros, sociais e ambientais.
Benefícios de ter um negócio sustentável
Além de beneficiar o meio ambiente, a sustentabilidade também traz valor para o negócio. Se ainda não está convencido que investir num negócio sustentável é boa ideia, confirme os outros benefícios:
1- Melhora a imagem da marca
Mais de 50% dos consumidores levam em consideração o impacto da empresa no meio ambiente antes de consumirem os seus produtos. Ao analisarem esses impactos, optam por aqueles que praticam hábitos sustentáveis.
O incentivo e a prática de atitudes sustentáveis, não só melhoram a consciência da marca, como também influenciam em grande escala os próprios funcionários, os seus familiares e, claro, os seus clientes.
2- Atrai investidores e colaboradores
Quando entramos no mercado de trabalho, queremos estar associados a empresas de renome, mas também a empresas com imagens positivas, principalmente os mais jovens que já foram criados com a consciencialização de proteger o meio ambiente.
A melhor maneira para atrair funcionários e investidores que se preocupam com a preservação do meio ambiente é mostrar como a sua empresa está engajada nessa causa.
3- Redução dos custos
A redução de custos é mais um dos benefícios de um negócio sustentável, bem como o aumento de produtividade que isso traz para a empresa.
Práticas sustentáveis economizam recursos e facilitam as tarefas, o que acaba por deixar os funcionários felizes e produtivos.
4- Incentivos fiscais
Sabia que outro dos benefícios de um negócio sustentável vem dos incentivos fiscais? Sim, é isso mesmo. O governo está preocupado com a preservação do meio ambiente e, por isso, oferece às empresas que adotam práticas sustentáveis alguns incentivos fiscais, como a facilidade de créditos e a isenção em alguns impostos.
5- Redução de desperdícios
As práticas sustentáveis também auxiliam as empresas na redução de desperdícios. Por exemplo, a troca das lâmpadas comuns pelas lâmpadas led, mais económicas, e até a troca do papel por documentos digitais, contribuem para a redução do desperdício.
6- Aumento dos lucros
Os benefícios de um negócio sustentável deixam outro grupo de pessoas felizes: os acionistas.
Isso acontece porque ao adotar as práticas sustentáveis a empresa consegue ver, claramente, o aumento dos lucros. As empresas que possuem uma alta classificação em questões ambientais superaram o mercado.
Resumindo, os negócios que querem realmente destacar-se precisam adotar um conjunto de ações que os tornem referência em práticas sustentáveis.
Atualmente, os consumidores querem ter a sensação de que as empresas não pensam apenas no seu próprio crescimento, mas que também procuram atividades que elevam a qualidade de vida dos trabalhadores, dos consumidores e de quaisquer outras pessoas envolvidas na produção e no desenvolvimento dos seus produtos e/ou serviços.
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