Como transformar digitalmente a sua empresa?

O primeiro passo parece simples, mas é fundamental para usufruir da melhor maneira os benefícios que a tecnologia tem a oferecer

27 · 08 · 2019

Alavancar grandes projetos, agilizar processos e ter mais acesso às informações de forma a refletir nos seus lucros. A sua empresa ainda não está a ter esses benefícios com as novas tecnologias? Se a sua resposta for negativa, talvez a sua companhia necessite rever o processo de transformação digital.

A rápida evolução tenológica trouxe com ela a necessidade da transformação digital em todos os setores. O problema é que muitos profissionais confundem ou não sabem o que esta transformação realmente significa. É por isso que neste artigo explicaremos o que é de facto a transformação digital e como colocá-la em prática na sua empresa.

O que é a transformação digital?

A transformação digital é muito mais do que transformar produtos e serviços analógicos para o formato digital. Trata-se de um procedimento mais complexo, que envolve todos os departamentos, as operações e os processos da empresa. É uma transformação profunda, que altera a cultura da empresa, das pessoas e do modelo de negócios.

Para haver transformação digital, as novas tecnologias devem ser utilizadas de uma forma global, a favor do negócio, da empresa e do cliente.

Como colocar em prática na sua empresa

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O desafio atual não é analisar se a empresa deve ou não adotar as novas tecnologias nos seus negócios, mas pensar em como maximizar a tecnologia já existente sem interromper as suas funções. Só assim será possível aproveitar as inovações e criar novas oportunidades com as tecnologias sem perder o potencial dessas ferramentas, sejam elas pequenas ou grandes.

Para que a transformação digital ocorra, é preciso muito sentido crítico, um certo cuidado e um grande planeamento estratégico que possibilite a conquista de resultados positivos. Quando a empresa resolve investir em inovações tenológicas, ela precisa ter em conta outras estruturas para que tudo funcione corretamente. Por isso falamos na necessidade de organização e planeamento.

De um modo geral, todo o projeto de transformação digital deve estar amparado em quatro pilares, que são: envolver os clientes, capacitar os colaboradores, otimizar operações e transformar os produtos. A seguir explicamos mais sobre cada um deles.

1º pilar: envolvimento dos clientes

Como sabemos, a perceção da jornada do cliente e dos seus comportamentos de compra é fundamental em qualquer modelo de negócio. Afinal, o consumidor é a força vital da empresa e fortalecer essa relação é fundamental. Por isso, esse aspeto não deve ser deixado de lado no processo de transformação digital da empresa.

Só após perceber bem os seus clientes é que estará numa posição forte para criar um plano digital em conformidade e assim arrancar com o processo de escolha da tecnologia certa para tirar o máximo proveito do resultado. Mas como fazer isso? Com o uso de outras tecnologias, é claro.

As novas ferramentas de gestão de relacionamento com os clientes, desenvolvidas com inteligência artificial ou big data, são apropriadas para recolher informações de contacto e de comportamento de compra do consumidor. Com isso, é possível testar e prever o que pode funcionar ou não para o seu cliente.

Por exemplo, de nada adianta um supermercado de bairro apostar na compra de caixas automáticas se ao fim e ao cabo o que o cliente dele quer é um atendimento mais atencioso e até mesmo demorado. Outro exemplo pode acontecer nas vendas online. Não basta criar uma aplicação com uma experiência de utilizador (UX) impecável e deixar os outros processos ao lado. É preciso rever diferentes pontos como:

  • Aplicação de vendas ou website;
  • As formas de pagamento;
  • A logística para a entrega, com menor prazo e custo;
  • A garantia de excelência no atendimento de todos os setores;
  • Asseverar a rapidez, eficiência e políticas claras sobre devolução de pedidos.

Portanto, este pilar é fundamental na transformação digital, tendo em vista que todas as ações desse processo têm por objetivo libertar as pessoas do trabalho orientado a processos para que todos possam lidar com as exceções, passar mais tempo com os clientes e focar nos negócios e nos produtos.

2º pilar: capacitação dos colaboradores

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Tão importante quanto estar alinhado com o seu cliente, é garantir que a transformação digital aconteça em sincronia com a capacitação da sua equipa. A ideia da capacitação é acelerar a entrega, melhorar a qualidade e proporcionar realização aos consumidores.

Na perspetiva dos dados e análises, por exemplo, a mobilidade traz as soluções para que o colaborador resolva os problemas dos seus clientes, com as informações certas, no momento certo e no formato correto. Para que isso ocorra, é fundamental que a equipa esteja em sincronia com a estratégia corporativa geral estabelecida pela administração da empresa.

Por isso, a instituição precisa concentrar-se em construir uma cultura de alto desempenho com investimento nas pessoas que lá trabalham. Crie a visão das funções necessárias para o sucesso e faça com que os seus colaboradores tenham clareza e foquem nessa visão. Aproveite as mudanças que a tecnologia está a levar para a sua empresa e promova também o desenvolvimento de novas habilidades com a sua equipa.

Este pilar é de extrema importância e por isso acaba por ser uma tarefa mais difícil. No entanto, é possível trabalhar o fortalecimento das mudanças na cultura organizacional para que os colaboradores partilhem novas ideias e consigam encontrar soluções inovadoras para a empresa destacar-se no mercado.

Abaixo destacamos quatro conselhos para colocar em prática:

  • Oriente a equipa sobre o que pode ser mais estimulado e o que nunca será implementado devido às regras da empresa;
  • Reconheça os campeões de inovação, mas certifique-se de valorizar também os gestores que estão a manter a empresa em funcionamento enquanto a inovação não chega;
  • Ajuste as suas métricas e incentivos;
  • Dê aos colaboradores as ferramentas que precisam para testar as suas ideias.

3º pilar: otimização das operações

A tecnologia de informação (TI) aplicada na empresa possibilita a otimização das operações. É por isso que neste pilar o foco é utilizar a tecnologia para poder recolher as informações dos consumidores e, com a expertise das pessoas, conseguir insights transformadores.

Com TI é possível identificar padrões de dados e prever um problema e atuar na solução antes mesmo que ele aconteça. É o caso, por exemplo, do uso de algoritmos de análise e machine learning para a seleção de dados com informações estratégicas.

4º pilar: a transformação dos produtos

Esse termo dita sobre como as organizações estão a aproveitar a tecnologia para inovar na sua proposta de valor para o mercado e para os seus clientes. É o último pilar e abrange também as soluções físicas mais atuais e que sustentam o ambiente do big data, os dados na nuvem, os media sociais e a mobilidade.

A empresa deve investir na utilização de ferramentas que ajudem a reduzir custos, proteger dados comerciais, minimizar riscos e facilitar a conformidade. Para as empresas que já possuem um bom nível de tecnologia ou que utilizam ferramentas como BI, CRM e ERP, as mudanças poderão ser menores.

Os quatro pilares são uma ideia de como colocar em prática uma estratégia digital inovadora. Passar pela transformação digital é inevitável, pois trata-se de uma solução para manter-se no mercado e ganhar vantagem competitiva.