Como será o consumidor do futuro?
Que preferências dos consumidores vão ter um impacto significativo no futuro do retalho? Veja neste artigo!
03 · 04 · 2019
O retalho está, aos poucos, a transformar a forma de interagir com os clientes. O consumidor não é mais o mesmo e está a aprender a ser mais criterioso e menos impulsivo. Hoje, os consumidores podem conseguir o que quiserem em qualquer lugar, através da internet.
Para responder ao novo consumidor, é essencial que os retalhistas estejam preparados para as mudanças que estão a chegar. Não é mais suficiente oferecer algo que as pessoas precisam, mas sim o que elas querem.
Algumas maneiras de conseguir isso é distinguir a sua marca de outras formas, com a criação de conteúdos partilháveis, trabalhar a experiência do cliente e ter uma presença forte nas redes sociais.
Apresentamos algumas das principais tendências que vão moldar o consumidor do futuro:
• Ansioso e racional. As próximas gerações vão querer tudo no imediato, sonham pouco e alcançam objetivos com facilidade.
• Tudo ao mesmo tempo e agora. O atual conceito de realização pessoal, focado na profissão, será uma coisa do passado. Vai dar lugar ao indivíduo que quer dominar a sua vida e o seu tempo. Que trabalha no que gosta e quer fazer dos seus tempos livres uma fonte de rendimento.
• Globalizado. Esta geração constrói relações pautadas na ausência de fronteiras. Para eles, os outros países não são meros destinos turísticos. Viajam para se qualificar, ampliar conhecimentos e trocar valor.
• Exigente na hora da compra. O consumo consciente será uma preocupação crescente nas classes mais altas e a forma como as marcas lidam com a justiça social e o respeito pelo ambiente pesarão na decisão de compra.
• Independente. Os mais jovens recusam-se a fazer dinheiro para os outros e, pelo acesso à informação, sentem-se preparados mais cedo para começar a vida profissional. Criativos, serão experts em identificar novas oportunidades, carreiras e nichos de negócios inéditos.
• É aquilo que veste. No que diz respeito à moda, a procura pela diferenciação vai ser cada vez maior. A personalização já é um fator importante atualmente, mas vai tornar-se numa exigência cada vez mais forte dos clientes. A boa notícia é que para ter acesso à compra personalizada, os consumidores estarão dispostos a partilhar informações sobre os seus perfis e preferências. Com esses dados e ferramentas que ajudem a utilizar as informações de maneira estratégica, as vendas no futuro devem oferecer experiências únicas ao cliente.
Prevê-se que em 2025, os novos consumidores vão optar por empresas de retalho de todo o mundo com as características abaixo numeradas:
1. Criadoras do sentido de comunidade
Os consumidores irão a centros comerciais à procura de experiências comunitárias, onde comprar produtos é uma experiência integrada, com interações sociais, o que impulsionará a lealdade a retalhistas.
As lojas vão tornar-se centros de atividade, com “recompensas”, como produtos exclusivos, experiências envolventes que melhorem a perceção da marca, ou serviços de lifestyle que têm como objetivo fornecer soluções simples para estilos de vida ocupados, encorajando a participação numa comunidade com valores semelhantes.
A conduzir esta tendência, mais de 70% dos consumidores da geração Z já preferem espaços que proporcionem uma oferta positiva e memorável, e 50% dos jovens de 20 anos procuram experiências de retalho aprimoradas nas lojas físicas.
2. À procura de heróis
Os futuros consumidores vão dar uma importância ainda maior à ética das marcas. Mais de 50% dos consumidores já consideram as práticas éticas e de transparência importantes na credibilidade da marca. Esta crença irá crescer significativamente e moldar os negócios de retalho, os locais e as atividades nas quais o consumidor do futuro vai procurar envolver-se.
O cliente privilegiará espaços que se envolvem com as comunidades, que retribuem, ou marcas que empregam e apoiam as pessoas do local onde estão inseridas. Por esta altura, os consumidores já procuram marcas cujos valores refletem os seus.
3. Equipas envolventes e inteligentes
Para irem às compras, os consumidores vão querer um staff bem informado e entusiasta. Mais de 70% dos clientes consideram que ter uma equipa de vendas com um conhecimento detalhado do produto e com confiança na tecnologia da loja são fatores essenciais para a lealdade perante uma marca. Para o retalho e destinos de lazer, isso vai implicar empregar fãs da marca, com inteligência emocional, altamente motivados e bem pagos – indivíduos que têm conhecimento sobre as marcas, as lojas e as experiências disponíveis num espaço.
Como estar por dentro das novas tendências?
Use as redes sociais. As redes sociais ofereceram às empresas uma riqueza de dados sobre o que os clientes querem, com base no que eles partilham com os seus amigos, familiares e seguidores no Facebook, Twitter e noutros canais. As empresas podem usar esses dados para entender o que motiva os consumidores a partilharem determinado conteúdo.
O objetivo não é apenas oferecer um bom produto. Hoje, os melhores produtos nem sempre são os produtos mais vendidos. Os best-sellers são os que oferecem a melhor experiência ao cliente.
Anteriormente, uma boa campanha de marketing era o que impulsionava as vendas. Atualmente é a experiência do cliente que faz ou impede uma compra.
Dê aos clientes uma experiência para partilhar. Uma experiência é partilhada quando um cliente é tratado de forma individual, mesmo com conteúdos que são feitos para muitas pessoas verem. O cliente precisa de ter um sentimento de que a comunicação foi feita exclusivamente para ele e para o representar. Os consumidores atuais estão a afastar-se de grandes empresas impessoais e a abraçar as empresas que fazem um esforço para criar uma ligação pessoal.
Desta forma pode melhorar a experiência dos clientes ouvindo o que eles querem e mantendo-se atualizado com as últimas tendências.
Crie um modelo de negócio centrado no seu público e os resultados futuros vão ser positivos!