Como “entrar na mente” do consumidor?

Os estudos de comportamento e compra são estratégias fundamentais para chamar a atenção das pessoas certas para o seu negócio

25 · 01 · 2019

“O perfil dos consumidores mudou muito nos últimos anos”. Esta afirmação pode ser vista em publicações por todos os lados, mas como é que os meios de comunicação chegaram até ela? Através de estudos de mercado, dedicados à pesquisa de comportamento, compra e consumo.

Esses estudos combinam elementos da psicologia, sociologia, economia e antropologia social para compreender o processo de tomada de decisão dos consumidores na hora de fazer compras. Também permitem analisar a satisfação de clientes e reconhecer os drivers de consumo.

Dados valiosos podem resultar de uma pesquisa de mercado para entender o comportamento do consumidor. É possível descobrir, por exemplo, em quais redes sociais o cliente está presente, lugares que ele frequenta e meios de comunicação que consome. Informações valiosas para o desenvolvimento de uma campanha de marketing aperfeiçoada, que de facto gera uma mudança.

Além disso, os estudos podem definir o que os consumidores pesquisam, como eles consomem os produtos, o que mais chama a sua atenção numa loja, entre outros aspetos que fazem muita diferença na hora de traçar estratégias e implementar ações em diferentes áreas da empresa.

Embora as campanhas de marketing estejam cada vez mais aprimoradas e sejam fundamentais para a concretização das vendas, a tendência é cada vez maior para que elas sigam o que o consumidor quer e não indiquem o que pode ser essencial para eles. Os tempos são outros, e com tantas tecnologias e o acesso mais facilitado às informações, atualmente, quem determina o funil de compras é, sem dúvidas, o próprio consumidor.

Por isso, não importa qual o tamanho da empresa ou o tipo de serviço oferecido, as pesquisas de mercado que se focam no consumidor são extremamente necessárias e devem ser uma rotina nos negócios para que assim seja possível entender o que está a influenciar o processo de compra dos clientes e então encontrar pontos de melhoria para aumentar as vendas ou até mesmo acelerar o processo de decisão.

Como funcionam as pesquisas de comportamento

A American Marketing Association defende que o comportamento do consumidor deve ser considerado um campo de estudo científico e a sua análise precisa sempre basear-se em pesquisas feitas com as melhores técnicas de estatística. Por isso, esse tipo de trabalho é geralmente feito por empresas especializadas em estudos de mercado.

As metodologias abordadas variam, mas alguns fatores são sempre utilizados, tais como variáveis que ajudam a perceber melhor o comportamento de uma pessoa: cultural, social, pessoal e psicológico. A primeira é geralmente a que terá uma maior influência no resultado, dependendo do objetivo da pesquisa, pois são os fatores culturais, ou seja, os valores adquiridos na convivência social de uma determinada região, que resultam nas preferências, costumes e atitudes de um cliente.

Por outro lado, o contexto social deve sempre ser levado em conta porque trabalha a influência externa nas escolhas de cada pessoa. São os chamados “formadores de opinião”. Depois, é preciso atentar-seao lado pessoal e psicológico de cada indivíduo, o que significa levar em conta a sua ocupação, estilo de vida, condições económicas, personalidade, motivação, crenças e experiências de vida.

Os métodos procuram sempre compreender o processo de decisão do utilizador e comprador, seja de forma individual ou em grupo (famílias, amigos, sociedade em geral). São exemplos de tipos de estudos de mercado voltados para o comportamento, compra e consumo, o plano de perfil sociodemográfico dos compradores e consumidores, bem como os estudos de satisfação de clientes e colaboradores, as pesquisas de comportamento na loja (também conhecidas como estudo de shopper), as ações para reconhecimento dos drivers de consumo e a aplicação de técnicas etnográficas.

Estudo revela o comportamento dos portugueses quanto ao consumo de água

Em 2018 o IMR realizou um estudo de comportamento com os portugueses quanto ao consumo de água. O trabalho, contratado por um grupo externo, teve como objetivo perceber como seria possível aumentar a predisposição dos portugueses para adoção dos comportamentos de consumo racional de água.

A pesquisa para avaliar o comportamento dos consumidores foi realizada com duas técnicas: focus group (avaliação qualitativa com um determinado grupo de pessoas) e inquirição quantitativa (mais de 1.600 questionários feitos pela internet). Para responder à pergunta inicial, o estudo enalteceu informações em diferentes aspetos. Primeiro, os participantes foram questionados quanto ao envolvimento com a água, ou seja, as suas convicções, preocupações e valorização quanto ao uso da água.

Na sequência, o estudo pontuou o comportamento da utilização da água, tendo em vista as situações de utilização por parte de cada inquirido, bem como as suas fontes de consumo e sua perceção de qualidade. Por último, foram tratados os temas de recetividade quanto às campanhas de sensibilização para perceber a predisposição dos consumidores em relação à poupança da água, também a sua recetividade à água reciclada e às ações de poupança.

A junção e análise desses dados permitiu demonstrar diferentes conclusões sobre os comportamentos dos consumidores portugueses em relação ao consumo de água. Entre eles, o destaque que foi motivo de publicação em diferentes websites noticiosos: os portugueses têm consciência de que a água é escassa, mas não a poupam.

 

o que pensam os portugueses sobre a água

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