Como comprar através da voz?

Várias empresas já adoptaram o reconhecimento de voz para mudar e facilitar a experiência de compra

04 · 01 · 2019

A linguagem é a forma de comunicação mais natural e intuitiva para o ser humano. Para qualquer consumidor, explicar verbalmente as suas necessidades é muito mais fácil e natural do que escolher produtos ou serviços através de botões, pois permite ao cliente estar mais à vontade para efetuar as suas compras. A integração de processos e sistemas de reconhecimento de linguagem no Contact Center vem por isso simplificar não só o atendimento como os próprios processos de compra.

As empresas como a Amazon e o Google lançaram os seus próprios dispositivos com comandos de voz: o Amazon Echo e o Google Home, respetivamente. Ambos são são vendidos aos milhões e ganharam popularidade como verdadeiros assistentes pessoais. Comunicam a agenda do dia, leem notícias e audiobooks, reproduzem músicas e até permitem acender ou apagar as luzes da casa.

Todas estas questões abriram caminho para que os utilizadores ficassem ainda mais confortáveis em fazer compras através de aplicações nos dispositivos móveis.

O caso da Amazon

O processo de compra é simples. No caso do Amazon Echo, que utiliza a assistente virtual Alexa, o cliente regista-se com a gravação da sua voz, para que mais ninguém possa fazer a compra por ele. Em seguida, solicita o produto que quer e confirma a compra. Se quiser, pode pedir para ouvir as diferentes marcas disponíveis, os preços e os prazos de entrega. Mas se não for a primeira compra, a Alexa já conhecerá as suas preferências e fará sugestões.

Continente

A cadeia da Sonae MC lançou a nova aplicação “Smart Continente”, através da qual os clientes podem encomendar os produtos através de voz.

Desenvolvida em parceria com a startup Shelf.ai, a nova ferramenta permite criar listas de compras e à medida que cada cliente a vai usando. A app deteta as preferências e fornece recomendações personalizadas de produtos, graças a um sistema de inteligência artificial que acelera o processo de compras e oferece uma experiência única ao utilizador.

Esta nova app está disponível para sistemas Android e iOS e enquanto constroem o carrinho de compras, os utilizadores podem consultar preços, promoções e acrescentar vários produtos de uma só vez. A compra é finalizada remetendo o utilizador para o site Continente.pt ou para a aplicação Continente e respetivos meios de pagamento disponíveis.

O que  é a QuidBox?

Foi em 2012 que a ideia da Quidbox surgiu. É um "gadget" com uma nova metáfora de interação entre o utilizador e a televisão. Os comandos são substituídos por uma câmara e um microfone responsáveis por interpretar as ordens de voz e os gestos do utilizador que, em conjunto, permitem explorar todas as funcionalidades do sistema.

Para funcionar é preciso apenas uma ligação ativa à internet. A caixa oferece conteúdos televisivos gratuitos disponíveis na internet. Para ver canais exclusivos das operadoras nacionais, a Quidbox não dispensa o uso dos descodificadores do operador. Está previsto, porém, que o zapping e o acesso ao próprio "Guia TV" possa ser gerido diretamente no interface da Quidbox.

O facto dos utilizadores da Quidbox serem identificados pelo sistema, torna-a num veículo publicitário por excelência. Permite uma segmentação da publicidade para nichos, independentemente do orçamento de pequenas, médias mas também grandes empresas.

Vantagens das compras por voz

1. A criação de anúncios personalizados: reconhece a frequência e as preferências de compra das pessoas. Os dispositivos podem sugerir, de forma pouca invasiva, ofertas de produtos e serviços baseadas nesses dados. Para o consumidor a experiência fica mais individual e próxima, enquanto as marcas ganham acesso a uma série de informações valiosas para planear estratégias futuras.

2. Mais comodidade: para o utilizador é extremamente conveniente e rápido comprar algo apenas com um comando de voz. Como por exemplo, pedir o jantar enquanto guia, sem precisar tirar os olhos da estrada, e ainda marcar a entrega para o horário da sua chegada a casa.

3. Jornada de compra menor: para as empresas, as compras por voz através de aplicações ou dispositivos encurtam bastante o tempo que um cliente passa na escolha e pagamento de um produto, o que é ótimo para eliminar possíveis obstáculos que podem surgir no caminho e causar o cancelamento da venda.