Como a Internet das Coisas está a revolucionar os negócios?
De conceito futurista, a internet das coisas passou a ser uma revolução que já chegou às empresas e só traz vantagens
31 · 12 · 2018
Depois da revolução para uso pessoal, agora as empresas também já podem contar com os avanços da Internet das Coisas (Internet of Things - IoT) para transformar a maneira como desenvolvem as suas atividades. Essa evolução tecnológica irá, definitivamente, mudar a forma de trabalho da sociedade como um todo.
A massificação desta tecnologia representa uma oportunidade única de mudar o tecido económico e a estrutura da sociedade. Nenhuma área da economia e setor produtivo ficará imune à avalancha de dispositivos que são conectados uns aos outros todos os dias, prometendo novas formas de trabalhar, consumir e viver em zonas urbanas.
De acordo com dados da Statista para 2017, a Internet das Coisas (IoT) já contabiliza uma base instalada de 20,35 mil milhões de dispositivos. Um novo relatório da consultora Research and Markets prevê que o mercado da IoT cresça de 170,57 mil milhões de dólares em 2017 para 561,04 mil milhões em 2025. É um ritmo anual de 26,9%, impulsionado pelos avanços em técnicas de analítica e processamento de dados – essenciais para extrair padrões dos volumes de dados recolhidos da comunicação entre aparelhos. Não apenas dispositivos domésticos, que ajudam o consumidor a controlar a sua casa, mas especialmente sensores e aparelhos aplicados à indústria, manufatura, cidades inteligentes, carros autónomos e várias outras áreas de relevo. Por exemplo: sensores colocados nos parques de estacionamento para perceber tendências e introduzir melhorias no planeamento ou preços diferenciados; aparelhos que medem o ruído em certas zonas da cidade em tempo real; semáforos inteligentes que se adaptam ao trânsito e às condições meteorológicas; sensores colocados no cimento das pontes para monitorizar a sua evolução ao longo do tempo.
Os números da Research and Markets deduzem que o crescimento anual do mercado seja de 28,5% para atingir 457 mil milhões em 2020.
Nos seguintes exemplos podemos observar as empresas que já faturam com a aposta nesta tecnologia:
Vodafone
A V by Vodafone reúne um conjunto de soluções pensadas para atrair as famílias portuguesas para o mundo da Internet das Coisas (ou Internet of Things), onde os objetos interagem entre si, em rede. Há produtos e subscrições especialmente desenhadas para garantir segurança e mobilidade num contexto "caseiro" que prometem tornar o dia-a-dia dos consumidores mais inteligente.
Tratou-se da primeira operadora do género a abrir o leque da chamada Internet of Things (IoT) ao cliente particular, uma vez que, a maioria das soluções integradas eram pensadas para empresas. Desta primeira gama fazem parte os produtos V-Auto, V-Cam, V-Pet e V-Bag, que ajudam a converter objetos comuns em aparelhos inteligentes e conectados, sendo que o seu controlo é gerido através de uma aplicação. O V-Auto é colocado no automóvel e permite avisar automaticamente os serviços de assistência em caso de acidente, por exemplo, ou descobrir onde está o carro a cada momento, em caso de esquecimento ou roubo. O aparelho é alimentado pela bateria do carro e está sempre ligado à Internet através de um cartão SIM (como todos os outros da gama V), mas atenção: só funciona em automóveis com ficha OBD, que se tornou standard em todos os veículos a partir de 2003. Para além disso, também recolhe e analisa dados de condução, atribuindo uma pontuação de segurança ao utilizador e avisando o mesmo sempre que detetar comportamentos menos corretos (como acelerações ou travagens bruscas) para o ajudar a melhorar a forma de conduzir.
A V-Cam é uma câmara HD que está sempre conectada à rede e pode ser levada para qualquer lado, por exemplo, durante umas férias ou para proteger uma segunda casa. Tem sensores de movimento, visão noturna, capacidade de armazenamento de vídeos na 'cloud' e bateria com a duração de um mês. O V-Pet, por sua vez, pode ser uma ferramenta muito atraente para donos mais preocupados, pois serve para localizar cães ou gatos perdidos, por exemplo, definir uma zona de segurança para o animal se movimentar (que lança um alerta caso seja ultrapassada) e até monitorizar a atividade diária do animal de estimação (quantos minutos passa a dormir, a brincar, a correr, etc). Finalmente, o V-Bag é pensado para pais 'galinha' e viajantes, pois permite localizar um determinado objeto, como uma mala de viagem ou uma mochila escolar, sabendo sempre onde esta se encontra e alertando quando esta sai de um perímetro de segurança pré-estabelecido, evitando perdas, roubos e desaparecimentos. Todos os aparelhos estão permanentemente ligados à Internet a partir de um cartão SIM e de uma subscrição mensal, cujo valor varia consoante as necessidades do equipamento e do consumidor. Há soluções entre os três e os seis euros. Os cartões também podem ser inseridos em aparelhos que o utilizador já tenha e queira conectar a esta ferramenta.
EDP
A EDP Redy é um serviço que permite: controlar os consumos de energia através de um smartphone, tablet (Android ou Apple) ou computador. Além disso, possibilita ligar e desligar equipamentos mesmo estando fora de casa ou saber se ficaram electrodomésticos ligados ou desligados ou se estão avariados.
Também permite estabelecer um limite de quanto se quer gastar por mês, avisar se esse orçamento estiver a ser ultrapassado e saber qual o melhor tarifário e potência contratada com base no consumo real. Desta forma, pode receber relatórios personalizados com padrões de consumo e recomendações sobre como poupar. Também dá a possibilidade de saber se algum dos equipamentos está a ter um consumo fora do normal ou, por exemplo, se o frigorífico se desligou.
Altice Portugal
A Altice Portugal inaugurou há menos de um a Golabs.IoT, um espaço criado de raiz com vista ao desenvolvimento de soluções de Internet of Things (IoT) e à dinamização do ecossistema tecnológico e económico português.
A internet das coisas está associada a uma área de desenvolvimento que envolve tecnologia de informação, redes, conectividade, redes de banda larga, e que tem um mundo de aplicações imenso neste momento. No Golabs.IoT, a funcionar no edifício sede da Altice Portugal, em Lisboa, há uma integração de fabricantes, indústria, academia e startups para desenvolver soluções em laboratório, suportando a sua evolução até ao mercado. Neste laboratório, a Altice Portugal funciona como gestora e os chamados industry partners, procuram a empresa para trabalhar em soluções e serviços.
Há os também chamados sponsor partners, que sendo também industry partners, trabalham com a Altice Portugal para garantir que o laboratório tem um ambiente de funcionamento e um conjunto de equipamentos de raiz que permitem criar um contexto laboratorial que permitem que os tais serviços e as tais aplicações possam ser integrados e testados.
Nespresso
A Prodígio é a primeira máquina de café conectada da marca Nespresso. Através do Bluetooth integrado, a máquina conecta-se com o smartphone do utilizador, com uma aplicação própria. Desta forma, o utilizador pode agendar a preparação de café, controlar o ‘stock’ de cápsulas e repor através de um toque na opção específica ou receber um alerta de quando a máquina necessita de manutenção.
A partir do Clube Nespresso, no qual os consumidores se podem registar e encomendar produtos online, com acesso a ofertas exclusivas, a marca garante ofertas personalizadas aos utilizadores da Prodigio, através dos dados que a máquina recolhe sobre os produtos mais consumidos (como, quando e onde). Assim, consegue surpreender os utilizadores com novas propostas ajustadas aos seus gostos, assim como chávenas personalizadas ou outros acessórios, com o objetivo de permitir que o consumidor se sinta especial.