Aprenda a utilizar ferramentas de BI nos negócios
Um dos grandes triunfos de quem usa o business intelligence (BI) é a capacidade de se manter relevante através da inovação
04 · 06 · 2019
Já falámos aqui no site como o business intelligence (BI), aliado à tecnologia do Big Data, pode favorecer os negócios. Mas como utilizar este método?
Cada vez mais empresas percebem que BI é indispensável para a tomada de decisões. Com a crescente utilização do método nos mais diversos setores, muitas empresas de tecnologia investiram na criação de ferramentas para facilitar a vida de quem não tem um profundo conhecimento de tecnologia.
Atualmente, as práticas de business intelligence estão muito mais acessíveis, basta utilizar os instrumentos certos. Neste artigo selecionamos cinco exemplos de ferramentas que podem ajudá-lo, e muito, nos negócios. Confira!
5 ferramentas para utilizar BI nos seus negócios
O BI já é um método tão utilizado que estão disponíveis no mercado softwares muito robustos, próprios para atender às necessidades dos consumidores, independentemente do tipo de empresa. Existem dois modelos mais atuais de BI: um mais centralizado, com um departamento que faz a gestão dos dados e outro descentralizado, em que cada departamento pode fazer a gestão dos seus próprios dados.
Há ferramentas que ajudam as instituições a implementarem soluções no modelo “self service”, garantindo maior autonomia na hora de avaliar os dados. A automatização de diferentes práticas de BI pode ajudar a simplificar a forma como os profissionais atualizam as informações para os seus novos projetos.
A orientação é a de que fornecedores e utilizadores de BI se foquem em como as ferramentas podem permitir uma utilização independente dos dados. Além disso, é preciso ter em conta que esses dados devem ser facilmente visualizados para que possam gerar insights por toda a empresa.
Abaixo listamos cinco opções de ferramentas que podem ser utilizadas nos seus negócios:
#1 Microsoft Power BI
Lembra-se que falámos da possibilidade de qualquer pessoa utilizar o business intelligence? Pois, uma das principais qualidades do Microsoft Power BI é que o sistema é de fácil acesso a profissionais com pouco conhecimento técnico sobre analytics. Isso porque a ferramenta disponibiliza dashboards e relatórios simples de visualizar.
Outra característica marcante desse sistema da Microsoft é a capacidade de conexão com centenas de fontes de informação. Na ferramenta é possível integrar diferentes fontes de dados, como folha de cálculodo Excel, redes sociais, entre outros.
#2 Google Data Studio
Entre as tantas funcionalidades do Google, esta é uma ferramenta interessante para business intelligence. O Google Data Studio consegue conectar dados de outras ferramentas Google, como o Google Sheets, o AdWords e o Trends, num só painel que é totalmente personalizável.
Essa característica beneficia equipas de diferentes áreas da empresa. Além disso, a plataforma gera relatórios fáceis de compreender, que podem ser editados de acordo com as necessidades do utilizador e partilhados.
A ferramenta é gratuita. É exigida apenas uma conta no Gmail para acedê-la.
3# Tableau
Equipado com uma tecnologia própria, o Tableau para fazer perguntas mais aprofundadas e obter respostas relevantes. Com um sistema do tipo “arrasta e solta”, a ferramenta pode ser utilizada com simplicidade, embora ofereça um vasto número de recursos que permitem analisar e prever tendências e oportunidades.
Com o Tableau, o utilizador pode ter acesso aos seus dados com segurança no navegador, no computador, em dispositivos móveis ou incorporados em qualquer aplicação. O sistema tem um acesso fácil e destaca-se pela possibilidade de fazer perguntas à medida que surgem e encontrar as respostas de que precisa durante a análise. Tudo numa interface visual que já foi premiada.
4# Project BI
É uma ferramenta de business intelligence mais focada em atender às necessidades dos gestores de projetos. O Project BI facilita a tomada de decisões estratégicas para o negócio, além de mostrar como o trabalho tem impacto nas principais métricas do negócio como ROI, ciclo de inovação, aumento de faturação e redução de custos operacionais.
Para além da estatística, a plataforma oferece um framework completo para análise de resultados da gestão de projetos com medidas tangíveis em estratégia e objetivos para a empresa. O utilizador pode determinar quais projetos são mais rentáveis, por exemplo.
Com o Project BI também é possível perceber como está a alocação dos recursos humanos da empresa, avaliando quais são os profissionais mais produtivos e as necessidades de mudanças na equipa.
5# Qlik
Da gestão dos seus dados à criação de aplicações personalizadas, a Qlik oferece várias soluções de business intelligence.
Entre as ferramentas mais conhecidas, há a QlikView, uma versão mais simples de descoberta de dados, e a QlikSense, que é uma plataforma mais moderna e voltada ao processamento de linguagem natural, uma das tendências do business intelligence.
Fique atento às boas práticas de BI
Agora que já sabe os benefícios do BI e as ferramentas que permitem a sua utilização, é importante estar sempre atento às tendências do mercado. Olhar para o que outras empresas estão a fazer ajuda a entender quais as direções o mercado está a tomar para adaptar os seus negócios de uma maneira mais ágil e aproveitar mais rapidamente os melhores retornos que as boas práticas garantem.
Há pelo menos três tendências que já estão a afetar a prática do BI:
-
Criação de narrativas;
-
Rastreamento de objetos;
-
Novos profissionais;
A primeira tendência já é uma realidade, principalmente em empresas que trabalham com marketing. O uso de dados vai muito além dos puramente analíticos. As informações provindas das análises de BI são um fator de enriquecimento para a produção de conteúdo, contribuindo para a criação de narrativas mais interessantes e relevantes.
Sem falar no fortalecimento da produção no que diz respeito ao engajamento, poder de persuasão e a conversão. Isso tudo porque a análise de dados viabiliza uma estratégia fundamental para a atual produção de conteúdo: a criação de peças comunicacionais altamente personalizadas para os interesses e necessidades do público.
A segunda tendência está relacionada à internet das coisas, muito conhecida como IoT. Existe uma vertente dessa tecnologia voltada à localização de objetos conectados na rede. A partir da partilha da posição de um dispositivo, o business intelligence permite analisar o contexto no qual o utilizador está inserido para que sejam oferecidas informações em tempo real com base nessa localização. Novamente, estamos a falar da facilidade na criação de experiências mais personalizadas e imersivas aos consumidores.
Por fim, temos como forte tendência a criação de novos cargos dentro das empresas exclusivos para analistas de dados. Já existem diversos programas universitários focados exclusivamente nisso e vagas para engenheiros de dados começam a surgir. É o surgimento e a adaptação de profissões para desempenhar funções que exigem habilidades relacionadas com o uso de dados.
Como podemos perceber, o conceito de BI vai muito além da utilização de uma ferramenta moderna. Qualquer empresa em expansão precisa estar por dentro desse processo para conseguir privilegiar-se da análise de informações como base do seu processo de desenvolvimento.